Ônibus Lilás leva atendimento a mulheres de Paiçandu, Corumbataí do Sul e Borrazópolis

Equipes itinerantes de atendimento às mulheres na prevenção e orientação diante da violência prestam serviços gratuitos às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
23/05/2022 - 15:50

O Ônibus Lilás, unidade itinerante do Governo do Estado que presta orientação psicológica e jurídica a mulheres vítimas de violência, leva serviços gratuitos aos municípios de Paiçandu, incluindo o Distrito de Água Boa, no Noroeste; Borrazópolis, no Vale do Ivaí; e Corumbataí do Sul, no Centro-Oeste. A ação da Secretaria estadual da Justiça Família e Trabalho (Sejuf) é promovida pelo Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher (DGDM), em parceria com as prefeituras.

Nesta segunda-feira (23), o Ônibus Lilás está em Paiçandu, na sede, e na terça-feira (24) faz os atendimentos no Distrito de Água Boa. Na quinta-feira (26), a unidade móvel fica em Corumbataí do Sul e os atendimentos da semana terminam na sexta-feira (27), em Borrazópolis. O público pode buscar o Ônibus Lilás no período das 9h às 17h.

O secretário Rogério Carboni afirmou que os municípios estão mobilizados na prestação de serviços de prevenção e orientação às mulheres de suas comunidades. “O ônibus Lilás leva profissionais especializados no trabalho preventivo à violência aos nossos municípios. Em parceria com as prefeituras, a Sejuf reúne uma série de serviços em um único lugar”, afirmou.

O QUE É – O Ônibus Lilás conta com um espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso para garantir a privacidade das mulheres. Os municípios visitados são previamente definidos pela Coordenação Estadual da Política da Mulher da Sejuf e atende também as localidades mais distantes no Paraná, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.

A unidade móvel faz parte do programa de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, de acordo com o a Lei Maria da Penha, e percorre os 399 municípios paranaenses para levar informações e serviço às mulheres.