Oficina Permanente de Poesia abre temporada de 2023 na Biblioteca Pública

Realizado na BPP desde sua criação, há 20 anos, o projeto é aberto para pessoas de todas as idades, sem a necessidade de inscrição. As atividades acontecem sempre às quintas-feiras, das 18h às 19h30, na sala de reuniões do 3º andar. A entrada é gratuita.
Publicação
01/03/2023 - 14:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Biblioteca Pública do Paraná retoma nesta quinta-feira (2) as atividades da Oficina Permanente de Poesia, encontro semanal promovido pela Academia Paranaense da Poesia. Realizado na BPP desde sua criação, há 20 anos, o projeto é aberto para pessoas de todas as idades, sem a necessidade de inscrição. As atividades acontecem sempre às quintas-feiras, das 18h às 19h30, na sala de reuniões do 3º andar. A entrada é gratuita.

Idealizada pela escritora Roza de Oliveira, a oficina abrange desde estudos sobre grandes autores ou modalidades poéticas até sessões de declamação — sempre com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual. Também há espaço para aulas práticas voltadas à produção de poemas e uma reunião mensal dedicada às trovas (sob a supervisão da poeta Andrea Motta, presidente da União Brasileira dos Trovadores / Seção Curitiba).

Segundo a coordenadora do projeto, a escritora Lilia Souza, qualquer pessoa interessada por poesia pode participar dos encontros, mesmo que não possua experiência ou conhecimento literário prévio. “Já estiveram conosco crianças de 7 anos de idade e pessoas de 90, não há distinção de público. O que nos move e emociona é ver como os participantes se desenvolvem ao longo do tempo. Muita gente que chegou na oficina sem o costume de escrever hoje publica seus livros e é classificado em concursos”, diz.

Lilia também destaca a parceria com a Biblioteca Pública, iniciada em agosto de 2002. “A BPP é um espaço de grande significado. Além de ser linda, guarda nossa memória, arte e cultura, incluindo a poesia. Mas também é um espaço de pessoas que valorizam iniciativas como a nossa e o próprio local em que trabalham. A gente se sente muito acolhido pela Biblioteca”, comenta.

MÊS DA MULHER – A Oficina Permanente de Poesia também é responsável pela curadoria do evento “mulher por mulheres”, incluído na programação do mês da mulher da Biblioteca Pública do Paraná / Secretaria de Estado da Cultura. Durante o encontro — que acontece na próxima quinta-feira (09), a partir das 17h, no hall térreo da BPP —, escritoras de diferentes gerações interpretam textos de representantes femininas da literatura do Estado e compartilham experiências sobre suas produções.

Em paralelo, a Biblioteca estimula a troca de livros espontânea entre as autoras, que também podem doar exemplares de suas obras para o público em geral. A entrada é gratuita.

Serviço:

Oficina Permanente de Poesia

Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h30

Sala de reuniões do 3º andar da BPP

Entrada gratuita, sem necessidade de inscrições

Contato: liliasouza@uol.com.br

GALERIA DE IMAGENS