Obras viabilizadas pelo Estado melhoram qualidade de vida em Almirante Tamandaré

Município da Região Metropolitana de Curitiba tem série de obras em andamento, como pavimentação, construção de ponte e capelas mortuárias. O investimento soma R$ 17,95 milhões. De 2019 para cá, foram aplicados R$ 27, 41 milhões em obras que já foram entregues.
16/11/2023 - 14:54

O apoio do Governo do Estado, aliado ao planejamento dos municípios, garante melhoria na qualidade de vida da população e maior variedade de serviços públicos ofertados. É o que acontece em Almirante Tamandaré, de 120 mil habitantes (IBGE, 2022), na Região Metropolitana de Curitiba. Atualmente, apenas com recursos liberados pela Secretaria das Cidades (Secid), o município tem 10 ações em execução, resultado da aplicação de R$ 17,9 milhões em obras públicas de diversos tipos, como asfalto, ponte, capelas mortuárias.

Além desses projetos em andamento, a Secid viabilizou, desde janeiro de 2019, outras 27 ações, todas já entregues, que somadas chegam a R$ 27,41 milhões, para obras de pavimentação em ruas de diversos bairros e a aquisição de veículos ou equipamentos rodoviários.

De acordo com o secretário Eduardo Pimentel, o trabalho de parceria com as prefeituras é constante. “No nosso cardápio há uma série de obras de melhorias na infraestrutura urbana que têm como objetivo final atender as necessidades dos moradores. Esse olhar é especial para a região Metropolitana de Curitiba, que registra populacional expressivo, segundo o Censo”, diz ele.

São obras viabilizadas pelo Programa de Transferência Voluntária da Secid, modalidade que destina recursos que não precisam ser devolvidos ao Tesouro do Estado, e pelo Sistema de Financiamento de Ações Municipais (SFM).

BAIRROS – A pavimentação nova altera a realidade de locais de difícil acesso como as ruas Rio Paraná, Cintia de Abreu, João Antunes de Lara e Sebastião Alcântara, no Bairro Cachoeira. É o que afirma Adrielle Valeriano, mãe de quatro filhos, que trabalha em uma lanchonete e mora há 31 anos no bairro Cachoeira. Para ela, o asfalto é muito bem-vindo. “Está melhorando bastante. Quando chovia, era horrível, não dava para descer, nem para subir. Com a conclusão da obra, vai ficar muito bom”, afirma.

“Quando cheguei, há 40 anos, era tudo mato. Sofremos muito aqui. Quando chovia, a gente limpava a casa de noite e, no dia seguinte, quando voltava do trabalho, estava tudo molhado de novo. Com essa obra, mudou muito. Sonhamos com esse asfalto há muito tempo. Agora, graças a Deus, já está na mão”, conta Joselito Euzébio da Silva, 75 anos, ex-pedreiro e que trabalha com a coleta de produtos para reciclagem.

CENTRO – O segurança Alexandro Barbieri, morador da região Central, comemora a construção da ponte sobre o Rio Barigui, na Rua José Carlos Colodel. Para ele, a ligação será importante para a mobilidade e para desenvolver o comércio local. “Vai ter mais movimento, o que é bom para as lojas e outras empresas. Será bom, também, para a segurança, já que vai facilitar o acesso ao Módulo Policial, sem contar a facilidade para chegar aos bancos”, fala.

De acordo com o prefeito Gerson Colodel, executar um grande número de ações de características diferentes é resultado de muito planejamento, de ouvir as pessoas e de conseguir os recursos que possibilitam as realizações. “Percorremos os bairros, conversamos com as pessoas e, uma vez por mês, fazemos a ‘Agenda Aberta’, quando a população pode vir à prefeitura e conversar sem marcar horário. É chegar e falar das necessidades”, diz Colodel.

A Secretaria de Planejamento e as outras pastas identificam as prioridades e elaboram os planos de ação. “Encontramos apoio no Governo do Estado, com a Secretaria das Cidades, que libera os recursos para levar obras a todos os cantos do município”, explica o prefeito.

AS OBRAS – Sete das obras autorizadas são de pavimentação asfáltica. O investimento é de R$ 1.958.054,59 (SFM), no bairro Cachoeira, 69% já realizados; R$ 1.725.698,28 (SFM), em ruas da Vila Grécia, com a implantação superando os 78%; R$ 760.469,24 (SFM), com 64% concluídos, e R$ 608.821,52 (Transferência Voluntária), ambos no Jardim Rafaela (Bairro Restinga Seca), que conta com 35% implantados; e R$ 8.692.577,60 (Transferência Voluntária) para pavimentar e revitalizar Estrada Vicinal no Bairro Tranqueira.

Outras duas já têm os recursos garantidos, pelo Programa de Transferência Voluntária e estão em processo de licitação da empresa que irá executar os projetos: R$ 717.767,79 para pavimentar as ruas Matinhos e Engenheiro Francisco Driesel; e R$492.371,15 para a Rua São Manoel.

Há, ainda, a ponte em concreto armado, com 503,04 metros quadrados de área construída, para a qual foram destinados R$ 1.306.758,86 (Transferência Voluntária) e que está com 32% já prontos; e duas capelas mortuárias: no Bairro Vila Rachel (R$971.943,73, Transferência Voluntária), com 74% já concluídos; e R$720.652,88 (Transferência Voluntária), no Bairro Cachoeira, em andamento, com 35% já construída.