Novo Sistema de Inovação vai fortalecer desenvolvimento tecnológico no Norte

O Sistema Regional de Inovação do Norte do Paraná (SRI) reúne os municípios de Londrina, Cambé, Rolândia, Ibiporã e Arapongas, o Governo do Estado, universidades, setor produtivo e sociedade civil. Objetivo é fortalecer a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico da região.
12/12/2023 - 15:10

O Paraná conta a partir desta terça-feira (12) com mais uma iniciativa voltada à inovação. Foi lançado o Sistema Regional de Inovação do Norte do Paraná (SRI), que reúne os municípios de Londrina, Cambé, Rolândia, Ibiporã e Arapongas, o Governo do Estado, universidades, setor produtivo e sociedade civil. O objetivo é fortalecer a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico da região. Pelo Estado, a participação se por meio da Secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).

O Sistema é voltado à busca de soluções para as áreas de inovação, conectividade, qualificação de mão de obra, empreendedorismo e geração de empregos. Outro ponto de destaque é a criação de conexão facilitada entre empresas e as instituições de ensino para o desenvolvimento de soluções.

O secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital , Marcelo Rangel, definiu a criação do SRI do Norte do Paraná como um momento fundamental para união dos municípios e organização do ecossistema de inovação da região.

“Essa união através de uma governança compartilhada é muito benéfica. Muitas vezes os setores não conversam entre si e o que é desenvolvido pelas universidades acaba não sendo utilizado por falta de conexão com o setor privado. Mas existe demanda para isso. Agora com o SRI do Norte do Paraná as oportunidades da região serão potencializadas”, afirmou.

A Secretaria da Inovação também busca mais soluções para modernização na gestão pública como, por exemplo, a parceria firmada com a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) de Londrina, realizando conexão entre os setores público e privado da região, que será facilitada através do SRI Norte do Paraná.

Juntos, os cinco municípios somam 61.093 empresas, sendo 10.594 com CNAE de inovação, segundo a Relação Anual de Informações Sociais. Também contam com 16 instituições de ensino superior com 122 cursos na área de inovação, além de 300 startups, cinco fundos de investimento e 26 habitats de inovação.

Segundo o Sebrae/PR, que participa da governança da SRI Norte do Paraná, a ideia é que as cidades possam potencializar o desempenho no âmbito da inovação, trabalhando em ações em conjuntos e usando os habitats de inovação disponíveis em cada município para se desenvolverem.

O coordenador do SRI e consultor do Sebrae, Sérgio Ozório, destaca a importância da união das cidades para a troca de experiências e criação da cultura de inovação na região. “São cidades muito próximas, que interagem economicamente. Somando os ativos das cinco, o SRI se fortalece, com empresas e estruturas de inovação. Estamos desenhando um planejamento das ações que poderão ser colocadas em prática a partir desta união”, afirmou.