Novas tecnologias e projetos inclusivos estão entre as ações do Estado ofertadas aos municípios

Ações estão sendo apresentadas aos prefeitos dos 399 municípios em videoconferências realizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e o Paranacidade. Objetivo é mostrar o cardápio de ações de apoio ao desenvolvimento das cidades.
29/04/2021 - 11:20

Novas tecnologias para projetos urbanos e iniciativas que promovem a inclusão social, como o Meu Campinho, estão entre os programas e ferramentas que o Governo do Estado oferece aos municípios.

Ações como essas estão sendo apresentadas aos prefeitos de todos os 399 municípios do Paraná em uma série videoconferências realizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e o Paranacidade. Os encontros têm como objetivo disponibilizar o leque de ações, ferramentas digitais e orientações que as duas instituições disponibilizam às prefeituras para apoiar o desenvolvimento das cidades.

Uma das novas tecnologias para projetos urbanos, por exemplo, é a implementação de calçadas construídas com concreto poroso. A tecnologia, já utilizada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, permite que a água da chuva alcance o lençol freático mais rapidamente ou faça o escoamento por dutos ou drenos localizados embaixo do pavimento.

“É um processo que tem custos menores de implantação e manutenção, com mais benefícios ao meio ambiente”, destaca o superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro Cabrini.

Sua aplicação auxilia no enfrentamento de alguns dos problemas ambientais e urbanos decorrentes da impermeabilização do solo. “É um recurso interessante para reduzir as ocorrências de enxurradas e, principalmente, de enchentes”, explica Cabrini.

O uso do concreto poroso está entre as opções para Projetos de Urbanização e Calçadas que podem ser viabilizados via a liberação de recursos pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, com operação do Paranacidade.

INCLUSÃO  Nestas reuniões virtuais, o secretário da pasta, João Carlos Ortega, tem defendido iniciativas que promovam a inclusão social. Ele destaca o programa Meu Campinho, que oportuniza espaços para a prática de esporte, lazer e convivência nas cidades. Mais de 100 municípios já foram contemplados com o projeto.

“O programa é inclusivo, resgata valores e une famílias no mesmo espaço urbano, principalmente praças, ao criar acesso à prática esportiva e à convivência, com crianças, adolescentes e até com idosos”, afirma Ortega.

Instaladas próximas a escolas e em regiões mais carentes, as unidades Meu Campinho são construídas de forma modular e podem possuir uma série de equipamentos, como quadra de grama sintética, parquinho infantil, academia a céu aberto, espaço de convivência e outros, de acordo com as definições feitas pelas prefeituras.

“Desfrutar de um local reservado para as brincadeiras infantis e para o esporte, ao lado de espaços para os adultos e idosos se exercitarem, muda o olhar das pessoas para com as cidades. O Meu Campinho é um local onde as famílias têm acesso ao esporte, a atividades físicas e infantis e ao convívio de vizinhança”, enfatiza Ortega.

REUNIÕES – As reuniões online com prefeitos, que acontecem nesta semana e prosseguirão na próxima, têm a participação do secretário João Carlos Ortega, do superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro Cabrini, diretores e técnicos dos dois órgãos. A primeira aconteceu segunda-feira (26) com os prefeitos da Associação de Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar).

Na terça-feira (27), participaram prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Associação aos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense.