Nova operação policial vai intensificar o patrulhamento em três cidades da RMC

Cidade Segura foi lançada em Colombo, Almirante Tamandaré e Piraquara. Além de reforço no contingente, ação envolve patrulhamento aéreo e terrestre com cães policiais, bloqueios de trânsito, abordagens e fiscalizações de veículos e pessoas.
09/04/2024 - 18:30

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná lançou nesta terça-feira (9) a Operação Cidade Segura para intensificar o policiamento ostensivo em cidades da Região Metropolitana de Curitiba. O lançamento foi no Parque Linear do Palmital, em Colombo, e marcou o início da ação, que acontece, também, em Almirante Tamandaré e Piraquara.

Policiais civis e militares atuarão em diversos pontos das cidades para promover maior segurança com ações preventivas e repressivas, utilizando patrulhamento aéreo e terrestre, com cães policiais, bloqueios de trânsito, abordagens e fiscalizações de veículos e pessoas. Toda a atividade da Operação Cidade Segura é acompanhada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

O secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, explica que o objetivo da ação é aumentar, cada vez mais, a segurança do cidadão paranaense. “Vamos focar no policiamento ostensivo, unindo nossas forças com tecnologia e eficiência. Em 2023, tivemos uma redução significativa nos crimes violentos, o que se deve ao trabalho integrado das forças de segurança”, disse.

“As operações deste ano estão sendo planejadas há meses para que possamos atingir resultados positivos", afirmou.

A ação envolve a colaboração entre diferentes órgãos de segurança pública e também incorpora tecnologia como uso de drones, monitoramento e atuação da polícia científica com equipamento de pesquisa para análises de drogas apreendidas.

“Em Colombo, os índices de criminalidade têm caído bastante graças à ação integrada das forças de segurança”, comentou o prefeito Helder Luiz Lazarotto. “Essa iniciativa, com certeza vai trazer maior segurança para nossa população”.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no lançamento da operação o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva; o delegado-chefe da Divisão de Polícia Metropolitana da Polícia Civil do Paraná, Fábio Amaro; o representante da Polícia Científica do Paraná, Alex Tavares; o chefe de Segurança da Polícia Penal do Paraná, João Paulo Schlemper; e demais autoridades da Região Metropolitana de Curitiba.