Nova iluminação viária da BR-277 na região Oeste terá investimento de R$ 8,8 milhões

Serão novos conjuntos de poste com luminárias LED de 250 W em cerca de 20 quilômetros da rodovia federal, em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.
Publicação
27/04/2022 - 10:50

Confira o áudio desta notícia

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta quarta-feira (27) o resultado da análise de documentos de habilitação e classificação final da obra de iluminação viária de cerca de 20 quilômetros da BR-277 na região Oeste, contemplando os trechos urbanos de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.

Foi declarada vencedora a empresa Quantum Engenharia Ltda, por ter apresentado a proposta mais vantajosa para administração pública, no valor de R$ 8.806.060,98, e ter recebido aprovação quanto a todos os documentos exigidos em edital.

Com a publicação em diário oficial e no portal Compras Paraná, tem início o prazo de cinco dias úteis para interposição de recursos pelas outras participantes, até 4 de maio. Caso haja algum recurso, a empresa terá outros cinco dias úteis para responder aos argumentos por meio de contrarrazão. Todos os documentos serão analisados pelo DER/PR, que irá tomar uma decisão final quanto ao resultado da licitação, também divulgada nos canais oficiais.

OBRA – Os serviços serão executados entre os quilômetros 719 a 730 da BR-277, no município de Foz do Iguaçu, entre os quilômetros 707 a 712, no município de Santa Terezinha de Itaipu, e entre os quilômetros 686 a 691, no município de São Miguel do Iguaçu.

Serão instalados 286 conjuntos de poste simples de 9 metros de altura, 370 conjuntos de postes duplos de 9 metros de altura, e 29 conjuntos de postes simples de 9 metros de altura fixados em barreira de concreto New Jersey, nos locais onde não há canteiro central. Os três tipos de conjuntos utilizarão luminárias LED de 250 W, que também substituirão 229 luminárias do tipo LM-3, atualmente em uso na rodovia.

Além disso, serão executados 1.485 metros de travessia subterrânea por meio do uso de método não destrutivo, com instalação de 153 caixas de passagem para a nova rede elétrica. O prazo para execução da obra será de 540 dias (18 meses) após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.

PARCERIA – A obra é mais um resultado de convênio entre o Governo do Paraná, governo federal e a Itaipu Binacional, sendo a última responsável pelos recursos.

A parceria com Itaipu inclui ainda as obras da nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai, a nova perimetral leste de Foz do Iguaçu, em Cascavel a duplicação da BR-277 e do contorno oeste do município, a pavimentação da Estrada da Boiadeira entre Umuarama e Icaraíma, a pavimentação entre Ramilândia e Santa Helena, a restauração da Ponte Ayrton Senna entre Paraná e Mato Grosso do Sul, e, futuramente, a implantação de um contorno em Guaíra.

GALERIA DE IMAGENS