No pôr do sol, banda da Polícia Militar do Paraná anima população e veranistas de Guaratuba

Grupo é formado por 15 músicos da instituição com instrumentos de sopro, corda, percussão e voz e fará mais três apresentações na região litorânea até o fim de janeiro.
Publicação
05/01/2023 - 21:30

Confira o áudio desta notícia

A Banda de Música da Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou nesta quinta-feira (5), em Guaratuba, a sua primeira apresentação no Litoral do Estado dentro da operação Verão Maior Paraná. O espetáculo reuniu centenas de turistas e moradores que aproveitavam o fim de tarde de sol na praia do Morro do Cristo, em frente à estrutura montada pelo Governo do Estado.

O grupo da PMPR levou ao Litoral uma versão reduzida da banda, com a participação de 15 dos seus 60 integrantes fixos. Com instrumentos de sopro, corda, percussão e cantores, a banda agitou o público tocando sucessos conhecidos de gêneros variados, como rock, pagode e sertanejo.

De acordo com o maestro da banda, capitão Elizeu da Silva, a música funciona como uma importante ferramenta de integração entre a Polícia Militar do Paraná e a comunidade atendida por seus serviços.

“A banda é a unidade mais antiga da Polícia Militar, foi criada apenas três anos após a própria corporação, e tem como finalidade aproximar a instituição da comunidade. Esperamos poder voltar outras vezes para mostrar este lado cultural e demonstrar que a Polícia Militar está presente de várias formas na comunidade, inclusive através da música”, afirmou.

“Esta é a primeira vez que a banda participa da programação da Operação Verão, então nos surpreendemos com a receptividade do público, até porque muitos não conheciam a banda da PMPR”, concluiu o maestro.

Se depender da aprovação do público, a Banda da Polícia Militar deverá marcar presença nos próximos anos. A maior parte dos presentes cantou, aplaudiu, acenou e reconheceu o esforço dos músicos envolvidos, coroados com um belo pôr do sol depois de uma quarta-feira chuvosa.

Para a curitibana Abadia Ribeiro, de 56 anos, que está passando as férias em Guaratuba, a apresentação gratuita nesta época do ano valoriza a população que reside e visita o litoral paranaense.

“As pessoas envolvidas na realização estão de parabéns e a população merece e precisa de eventos como esse, especialmente depois da pandemia. É uma programação excelente para todas as idades, das crianças até os mais idosos, e nós temos que aproveitar”, comentou.

PROGRAMAÇÃO – Além de Guaratuba, a Banda da Polícia Militar vai se apresentar em todas as próximas quintas-feiras do mês de janeiro. No dia 12, estará em Ipanema, seguida por Pontal do Paraná, no dia 19, e encerrando as atividades em Matinhos, no dia 26.

As apresentações iniciam sempre às 18h nos palcos do Verão Maior Paraná, cuja gestão é compartilhada entre as secretarias estaduais do Esporte e da Segurança Pública. O grupo também se apresenta em exposições da própria PMPR no litoral e em outras regiões do Estado.

TRADIÇÃO – A Banda de Música da Polícia Militar do Paraná é uma instituição representativa da Corporação que iniciou suas atividades há mais de 161 anos e que continua participando ativamente das solenidades militares.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado, que acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, na região Noroeste.

GALERIA DE IMAGENS