No Show Rural, Estado e produtores discutem cuidado e prevenção em saúde animal

Eventos trataram de aves, suínos e animais aquáticos e todos enfatizaram a qualidade da produção como fator essencial para conquista de mercado. Vice-governador Darci Piana e o secretário da Agricultura participaram dos debates.
07/02/2023 - 17:20

O cuidado com a sanidade animal, particularmente o trabalho de prevenção, foi o tema preponderante de eventos com a participação do Governo do Estado nesta terça-feira (07) no Show Rural, em Cascavel. Os encontros trataram de aves, suínos e animais aquáticos. O vice-governador Darci Piana participou da reunião sobre suínos e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, acompanhou os encontros sobre os três temas.

"Temos muito respeito por esse tema, que precisa ser tratado em alto nível de informação, de ciência aplicada, de conhecimento, de jeito correto de fazer", disse o secretário.

Ele lembrou que, no ano passado, a carne de frango ganhou destaque entre os produtos mais exportados na balança comercial paranaense. O produto teve alta de 31,72%, passando de US$ 2,7 bilhões para US$ 3,6 bilhões, o que representou 39,76% da carne de frango exportada pelo Brasil. O Paraná é o maior produtor dessa cadeia em nível nacional.

"Temos chance de aumentar a participação mundial, por isso precisamos ter protocolos sanitários absolutamente aplicáveis e aplicados na prática", reforçou Ortigara, em reunião do Comitê Estadual de Sanidade Avícola. "Essa é a segunda atividade que gera mais renda no campo e precisa ser protegida". A primeira é a soja.

Para ele, os trabalhos preventivos para evitar que doenças, como a influenza aviária, cheguem às granjas, são primordiais. "Se uma doença como essa entrar, vai afetar largamente toda a nossa economia", afirmou. "A ideia é ter ambiente controlado e mais seguro para a produção", enfatizou.

O secretário afirmou que o primeiro interessado em preservar o negócio é o criador, depois as agroindústrias e integradoras. "O governo tem o braço especializado que olha o bem comum, que quer e ajuda para as coisas acontecerem bem", disse.

SUINOCULTURA – No Conselho Estadual de Sanidade de Suínos, o vice-governador Darci Piana salientou a importância do cuidado sanitário para o segmento e para dezenas de outros profissionais da cadeia de produção. "Se a produção não for bem, o comércio não ganha dinheiro. Temos de cuidar", afirmou. Piana reforçou a possibilidade de conquista de novos mercados com o status de estado livre de febre aftosa sem vacinação e do aparte do Paraná como estado livre de peste suína clássica independente. "Esse mercado se acessa com sanidade e qualidade", disse.

PISCICULTURA – Durante reunião do Comitê dos Animais Aquáticos, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, destacou o crescimento que a piscicultura está tendo no Estado, com perspectivas de aumento de 20% ao ano. "Precisamos trabalhar de forma conjunta agricultores, indústrias e Estado", disse.

EVENTOS – Ainda no Show Rural houve o lançamento de cultivares de soja e feijão pela Embrapa, que teve a presença do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller. O secretário Norberto Ortigara participou do evento. Ele também esteve na posse de César Darci Veronezzi na presidência da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (AREAC) e da assinatura de financiamentos do Banco do Brasil com empresas.