No Show Rural, Copel apresenta pacote de R$ 1,6 bilhão em investimentos para 2022

01/02/2022 - 10:30

A Copel estará presente na 34ª edição do Show Rural Coopavel, que acontece de 7 a 11 de fevereiro, no parque localizado às margens da BR-277, em Cascavel, no Oeste. Em seu estande, a concessionária terá informações sobre os programas que estão sendo executados como parte do pacote de R$ 1,634 bilhão em investimentos previstos para o ano de 2022.

Mais de um quarto desse valor será aplicado na construção de novas subestações e linhas de distribuição que vão tornar o sistema elétrico do Paraná mais robusto. O investimento previsto em 19 subestações soma R$ 437 milhões, sendo quatro na região Noroeste, quatro na região Oeste, três na região Sudoeste, quatro no Centro-Sul, duas na região Norte e duas na região Leste. Das 19, 13 devem ser entregues ainda em 2022, três no ano que vem e três em 2024. Esses empreendimentos vão beneficiar municípios de todas as regiões do Estado.

Também faz parte desse pacote o Rede Elétrica Inteligente, maior programa de modernização da gestão e da distribuição de energia elétrica no Estado em execução no País. Os medidores atuais estão sendo substituídos por medidores digitais que se comunicam diretamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição, permitindo o controle de toda a cadeia, desde a subestação até o consumidor final. Já foram instalados mais de 200 mil medidores nas cerca de 60 cidades em que o programa está em andamento.

O Paraná Trifásico representa outro investimento de porte que a companhia está realizando para modernizar 25 mil quilômetros de redes de distribuição rural. A espinha dorsal das redes está sendo trifaseada, substituindo a tecnologia monofásica existente hoje e melhorando a qualidade do fornecimento de energia tanto para o pequeno agricultor como para grandes cooperativas. O programa fechou o ano passado com 25% do total de redes trifásicas previstas construídas, o equivalente a mais de 6 mil quilômetros em 246 cidades de todas as regiões do Estado.

ORIENTAÇÕES – Já são mais de 77 mil clientes no Paraná que geram sua própria energia e estão conectados à rede da Copel pelo modelo de geração distribuída. A maior parte dessas conexões está nos municípios do Oeste, Sudoeste e Noroeste do Estado, onde a grande incidência de raios solares aumenta a eficiência dos painéis fotovoltaicos. De olho nessa crescente demanda, a Copel levará ao seu estande todas as informações necessárias para que o cliente saiba como fazer essa conexão.

A companhia também estará orientando os consumidores sobre as vantagens da adesão à fatura digital, que representa redução de custos e de consumo de papel, além de eliminar contratempos com a entrega; e sobre o uso seguro da energia elétrica.