No Mês da Mulher, mostra no MAC destaca produção de duas artistas do Oeste

Abertura de “Forjada pelo Tempo” será dia 14 de março. A exposição traz obras do Coletivo Duas Marias, formado pelas artistas Nani Nogara e Malu Rebelato, de Cascavel. Mostra faz uma analogia entre divindades da mitologia e o feminino contemporâneo.
Publicação
03/03/2023 - 08:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Em março, Mês da Mulher, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná inaugura uma nova exposição: “Forjada pelo Tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias, formado pelas artistas Nani Nogara e Malu Rebelato, de Cascavel, Oeste do Estado. A abertura será dia 14 de março, às 19h, com entrada gratuita. A mostra fica em cartaz até 21 de maio.

A mostra faz uma analogia entre as divindades da mitologia universal com o ser feminino contemporâneo. Deusas e heroínas de distintas culturas criam vida através das obras do coletivo em fotografia, vídeo e instalação. O coletivo trabalha com a poética de crítica à condição da mulher abordando a igualdade de gênero, promoção do protagonismo e empoderamento do feminino.

As artistas pesquisam o tema por meio da recriação dos objetos de análise num jogo performático em que são registradas as imagens. As obras são o resultado da criação de várias personagens femininas, reforçando o papel da mulher em todos os tempos, num deslocamento temporal e territorial.

As artistas contam que estão muito felizes com a abertura da mostra e que a expectativa e a ansiedade são grandes, já que essa é a primeira exposição individual do Coletivo Duas Marias.

“A exposição versa sobre o feminino; buscamos inspiração na mitologia e na história da arte para falar sobre a condição feminina atual, sempre observada através da evolução dos tempos", diz Nani.

Para a diretora do MAC Paraná, Carolina Loch, o trabalho apresenta temas muito urgentes de uma maneira sensível, mas nem por isso menos potente. "Os trabalhos são fortes e fazem com que a gente passe por essas obras sem sermos mais o que éramos antes de conhecê-las. Principalmente para nós, mulheres, são trabalhos que fazem com que a gente se reconheça", completa.

A diretora aponta, também, que a vinda de artistas cascavelenses ao MAC, sediado em Curitiba, é fundamental para o estímulo da produção artística contemporânea paranaense e para a visibilidade de artistas de cidades do Estado, para além da Capital.

SOBRE – O Coletivo Duas Marias é formado pelas artistas Malu Rebelato e Nani Nogara. Seu trabalho parte da fusão da fotografia com a performance, a partir da temática do feminino na arte. Para cada personagem representada, são realizadas pesquisas, cria-se um cenário, um figurino e uma performance. O resultado desse trabalho é a fotografia performática.

“O Coletivo Duas Marias nos remete ao campo expandido da arte contemporânea e suas multiplicidades”, afirma a crítica de arte Leonor Amarante. “As artistas transcendem campos formais, trabalham com fotos/performances e navegam por circuitos simbólicos promovendo um hibridismo entre a ecologia e a arte visual, a poesia e o vídeo, a escultura e o teatro".

As artistas se conheceram durante a faculdade de Arte, em Cascavel, e desde então são parceiras, com um repertório inspirado no feminino e em suas vertentes sociopolíticas e culturais.

Serviço:

Exposição “Forjada pelo tempo”, do Coletivo Duas Marias (Cascavel)

Abertura: 14/03, às 19h. Entrada gratuita com acesso pela rampa caracol, ao lado do estacionamento da Rua Manoel Eufrásio (Museu Oscar Niemeyer)

Local: Sala 09 do MAC no MON

Período expositivo: 15/03 até 21/05

GALERIA DE IMAGENS