No Dia do Jovem, programa Agentes da Cidadania é destaque para transformar vidas

Iniciativa é do Governo do Estado. Jovens em situação de vulnerabilidade recebem bolsa financeira para levar atividades de cultura, lazer e esporte aos Centros da Juventude. Heloisa Nunes e Ricardo Correia de Lima falam sobre esta experiência gratificante e transformadora.
Publicação
13/04/2023 - 17:47

Confira o áudio desta notícia

No Dia do Jovem, comemorado nesta quinta-feira, 13 de abril, o Governo do Paraná, destaca programas e projetos voltados ao crescimento pessoal e profissional da população de 15 a 29 anos. A Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e a Coordenação de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Juventude atuam com políticas públicas, conforme previsto no Plano Estadual da Juventude, lançado e iniciado em 2022. 

Um dos destaques é o Bolsa Agentes da Cidadania. O programa admite adolescentes e jovens de 14 a 24 anos de idade, principalmente os que se encontram em vulnerabilidade social, moradores de municípios que possuam Centros da Juventude. Eles passam a atuar nestes espaços, que oferecem, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional para a juventude. Cada bolsista recebe R$ 306,00 todos os meses para desenvolver atividades junto aos outros adolescentes e jovens, sob acompanhamento e orientação de profissional de referência do Centro da Juventude.

O programa funciona como um trampolim para transformar algumas realidades. Em 2022, 751 adolescentes e jovens participaram em todo o Estado Desde 2019, mais de 2 mil já passaram por ele.

“Todos os jovens podem se juntar a nós para pensar e desenvolver políticas para o futuro, buscar a integração, o primeiro emprego, além daqueles que deixaram de estudar e querem retomar”, diz o secretário Rogério Carboni.

Heloísa Cristina Nunes, 26 anos, faz parte Bolsa Agentes da Cidadania, no Centro da Juventude de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. “Conheci o Ceju através do psicólogo Bruno”, conta Heloísa. Ele a convidou para participar de um grupo de RPG de mesa – uma espécie de jogo de tabuleiro, baseado em desafios e soluções.

“Na época eu passava por algumas dificuldades em casa e esse grupo me salvou da depressão. Tempos depois, quando eu tinha 17 anos, havia a possibilidade de participar do programa Agentes da Cidadania. Quando eu tinha 22 anos, estava grávida de minha primeira filha e passava por um relacionamento abusivo, houve a possibilidade de eu voltar a ser agente e foi uma salvação para mim”, relembra.

Ela ainda conta que o envolvimento com os programas e com o Centro da Juventude desenvolveu um carinho e atenção para com os adolescentes da comunidade. “Sempre comentei com todos que trabalham aqui que se um dia eu tivesse a possibilidade de trabalhar em tempo integral no Ceju eu iria agarrar essa chance e não soltar mais, e hoje eu sou recepcionista aqui”, contou.

CEJU – O Paraná possui 28 Centros da Juventude dentro de um programa desenvolvido pelo Governo do Estado para afastar adolescentes e jovens de situações de exposição ao risco e vulnerabilidade social e realizar ações que favoreçam a sua formação pessoal, profissional e política.

Ricardo Correia de Lima Filho, tinha o sonho de ser atleta de parkour, modalidade esportiva que consiste em usar o próprio corpo como equipamento e tem como objetivo transpor obstáculos urbanos ou naturais das cidades – como degraus, rampas, árvores, muros e outros.

Foi no Centro da Juventude, com o Programa Bolsa Agentes da Cidadania, que conseguiu concretizar seu sonho. “O Centro da Juventude foi onde tive a oportunidade de treinar, aprender, ensinar, foi meu ponto de partida. Foi o lugar onde conheci muitas pessoas que me ajudaram a me desenvolver como atleta profissional e pessoa. E até hoje é meu local favorito para treino e possui um lugar especial no meu coração, porque foi meu ponto de partida”, destacou.

ID JOVEM – Outra iniciativa de muita aceitação é o ID Jovem, documento destinado a pessoas entre 15 e 29 anos, estudantes ou não, pertencentes à família com renda mensal até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo federal.

O documento garante uma série de direitos a este público, previstos no Estatuto da Juventude, como desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos; duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário, e isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.

GALERIA DE IMAGENS