No Dia da Água, regionais do IAT promovem mutirão de plantio de 18 mil mudas

Cerca de 18 mil mudas de espécies nativas foram plantadas em nascentes de córregos e rios de diferentes pontos do Paraná para celebrar o Dia Mundial da Água. A ação desenvolvida pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
22/03/2023 - 16:40

As nascentes de córregos e rios do Paraná ganharam nesta quarta-feira (22) 18 mil novas mudas de espécies típicas da região. A ação desenvolvida pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), busca recuperar as matas ciliares como forma de garantir a preservação e qualidade da água. A medida ambiental marcou também as celebrações pelo Dia Mundial da Água.

Na Região Metropolitana de Curitiba, a ação ocorreu em uma propriedade particular de São José dos Pinhais, em um afluente do Rio Pequeno que desagua no Iguaçu, rio que corta o Paraná de Leste a Oeste. A localidade recebeu 100 mudas, de espécies como a Aroeira, Capororoca, Pessegueiro-bravo e Carne-de-vaca, entre outras.

“O IAT quer difundir a preservação e conservação das nascentes de rios, da natureza como um todo. Queremos a adesão de pessoas que nos ajudem a propagar essa prática. Não importa se é uma Unidade de Conservação, empresa ou propriedade particular, queremos o apoio de todos que possam nos ajudar”, destacou o diretor de Patrimônio Natural do órgão ambiental, Rafael Andreguetto.

A família já contava com vegetação nativa em 50% da área de mata ciliar no terreno em São José dos Pinhais, mas precisava restaurar a outra metade. A ação que só possível graças à parceria com o IAT. “Que sirva de exemplo para outros proprietários de que é possível conciliar o desenvolvimento sem precisar destruir a natureza. Podemos trabalhar os dois juntos de forma tranquila”, afirmou Rudimar Durante, proprietário da terra.

Com apoio de voluntários e de alunos de escolas estaduais, o plantio ocorreu simultaneamente em todas as outras 20 regionais do IAT espalhadas pelo Paraná e vai seguir durante a semana. A totalidade das mudas que ajudarão na recuperação dos rios saíram dos 19 viveiros mantidos pelo instituto no Estado. O órgão conta ainda com dois laboratórios de sementes, que também colaboraram com a ação.

“É a forma de contribuir com a formação da vegetação que protege os nossos rios. Com isso protegemos as nascentes e garantimos a manutenção da qualidade da nossa água”, destacou o gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik.