No Cosud, Paraná propõe alinhar planejamentos estaduais com orçamento da União

Secretários de Planejamento do Sul e do Sudeste participam de reunião para consolidar a agenda de cooperação entre os governos das duas regiões, trocaram experiências bem-sucedidas e fortaleceram relações institucionais.
Publicação
03/03/2023 - 11:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Sincronizar os planejamentos estaduais com o orçamento da União foi a principal proposta apresentada pela Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná, na quinta-feira (2), durante o 7º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), no Rio de Janeiro. Além do Paraná e Rio de Janeiro, integram o Cosud São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.

“Não faz sentido a gente ter um planejamento estratégico no Estado, fazer um Plano Plurianual (PPA) que represente as ações compreendidas pelas políticas públicas, e não ter o reflexo disso no plano definido e a ser executado pelo governo federal”, ressaltou o secretário do Planejamento do Paraná, Guto Silva.

De acordo com ele, a busca por essa sincronicidade – que já ocorre em relação aos municípios – com o orçamento da União, é o que vai fazer com que o Paraná esteja representado no desenho orçamentário nacional, gerando impactos positivos para a vida dos paranaenses.

“O governador Carlos Massa Ratinho Junior, no seu discurso de abertura do Cosud, exaltou isso, que o Estado tem trabalhado com a perspectiva de ter diretrizes a médio e longo prazos, para que deixemos um legado, seja na infraestrutura, seja na área social, seja na área de educação, para que haja transformação na vida da população”, disse Silva.

Além de sugerir mais capilaridade ao processo de planejamento, estimulando que as secretarias e suas equipes dialoguem mais entre si, gerando instrumentos mais robustos, Silva assinalou a importância de que o planejamento seja voltado às pessoas.

“Não basta organizar diversos instrumentos, isso tem de refletir a realidade e a necessidade da população, tanto a médio quanto a longo prazo”, afirmou.

Ao longo da reunião temática no evento, que consolida a agenda de cooperação entre os governos das duas regiões, representantes das secretarias dos sete estados que compõem o Cosud aproveitaram para trocar experiências bem-sucedidas e fortaleceram relações institucionais.

“A reunião desse grupo setorial de Planejamento foi importante porque conseguimos avaliar e expor os instrumentos que vamos usar para medir as políticas públicas, absorvendo de outros estados as iniciativas que possam nos ajudar a avaliar problemas e corrigir rotas, para que possamos aprimorar o Plano Plurianual com vistas às perspectivas de desenho futuro”, disse.

PIB NACIONAL – O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi criado em 2019 com o objetivo principal de consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, que concentram 70% do PIB nacional, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais. Entre as áreas prioritárias do Consórcio estão segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.

GALERIA DE IMAGENS