Nível Ouro: Copel é a grande vencedora do Prêmio Melhores em Gestão

É a primeira vez que uma empresa do segmento de geração e transmissão de energia chega ao topo do ranking da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Anualmente, a FNQ premia as empresas que obtiveram o melhor desempenho na aplicação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG).
Publicação
31/03/2023 - 16:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Copel foi a grande vencedora do Prêmio Melhores em Gestão, promovido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A subsidiária de Geração e Transmissão da Companhia recebeu o troféu de nível Ouro em uma cerimônia nesta quinta-feira (30), no auditório da Federação das Indústrias de São Paulo, na capital paulista. É a primeira vez que uma empresa do segmento de geração e transmissão de energia chega ao topo do ranking da Fundação.

"Esta premiação valida o trabalho que temos realizado em busca das melhores práticas de governança e sustentabilidade e demonstra que estamos evoluindo a cada dia, o que nos motiva a trabalhar para obter resultados ainda melhores", afirmou o presidente da Copel, Daniel Slaviero.

Anualmente, a FNQ premia as empresas que obtiveram o melhor desempenho na aplicação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG), no último ciclo de avaliação. A metodologia é composta por oito fundamentos que devem nortear a administração dos negócios: pensamento sistêmico, aprendizado organizacional e inovação, liderança transformadora, compromisso com as partes interessadas, adaptabilidade, desenvolvimento sustentável, orientação por processos e geração de valor. Este ano, quatorze empresas entraram para o ranking das melhores em gestão do Brasil.

A primeira avaliação da FNQ na Copel GT ocorreu em 2018 e o processo vem se repetindo a cada ano com avanços significativos. Em apenas cinco ciclos, o resultado da empresa saltou de 411 para 759 pontos (a pontuação máxima do modelo é 1.000).

Ao ultrapassar a marca dos 750 pontos, a subsidiária passou do estágio de maturidade de gestão Consolidado para Excelente, conforme a metodologia de análise da FNQ. O feito levou também à conquista do ouro na premiação desta semana.

“Esse prêmio é de cada pessoa que contribui para fazer da Copel uma empresa de excelência”, disse o diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Moacir Carlos Bertol. “Temos equipes dedicadas, competentes e aguerridas que trabalham para melhoria contínua dos nossos processos, para o aumento de eficiência em todas as áreas de atuação e que merecem esse reconhecimento”.

O engajamento e a evolução rápida no aperfeiçoamento das práticas de gestão foram reconhecidos não somente com o troféu, mas com um convite para que a empresa apresentasse o case de sucesso a todos os convidados do evento desta quinta.

Bertol mostrou os principais pilares que sustentam os resultados positivos que a subsidiária vem acumulando nos últimos anos, com destaque para as práticas de gestão em segurança do trabalho, relacionamento com fornecedores, inovação, ESG e implantação do escritório de projetos.

“É uma satisfação para a FNQ ter em seu rol de organizações reconhecidas a Copel GT. A visão sistêmica da gestão, proporcionada pelo MEG, é fundamental para o sucesso da empresa. A conquista do ouro só vem a confirmar que a excelência é um alvo móvel, que tem de ser buscado com constância e propósito. Parabéns a todos os envolvidos”, elogiou o presidente executivo da FNQ, Ronald Dauscha.

GALERIA DE IMAGENS