Navio de velas metálicas, Pyxis Ocean começa embarque de 63 mil toneladas em Paranaguá

A tecnologia do Pyxis Ocean, chamada BAR Tech WindWings, foi desenvolvida pela BAR Technologies, em parceria com Yara Marine Technologies e a Mitsubishi e apoio da União Europeia. O novo sistema busca inovação e ganhos nos custos operacionais, além da redução na emissão de poluentes.
Publicação
25/09/2023 - 16:50

Confira o áudio desta notícia

O navio Pyxis Ocean, da Mitsubishi Corporation atracou no Porto de Paranaguá neste domingo (24). Conhecido como navio “verde”, a embarcação possui velas metálicas de 37,5 metros de altura e fez a primeira atracação em solo nacional. Fretada pela multinacional Cargill, ela transportará 63 mil toneladas de farelo de soja com destino à Polônia. A movimentação deverá seguir até terça-feira (26).

A tecnologia do Pyxis Ocean, chamada BAR Tech WindWings, foi desenvolvida pela BAR Technologies, em parceria com Yara Marine Technologies e a Mitsubishi e apoio da União Europeia. O novo sistema busca inovação e ganhos nos custos operacionais, além da redução na emissão de poluentes. O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou o navio na semana passada.

"Atualmente, nenhuma outra embarcação tem esse mecanismo, que economiza toneladas de combustível em uma viagem de 40 dias. A movimentação da carga foi dividida em 5 terminais e, após o carregamento, seguirá para o porto em Gdynia, na Polônia”, afirma o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.

A operação está acontecendo no Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá, que nos primeiros oito meses de 2023 movimentou 15,3 milhões de toneladas de grãos (soja e milho) e farelo de soja. Esta movimentação representa um crescimento de 17,5% se comparado ao mesmo período de 2022.

No mesmo período, o Corredor Leste embarcou 9,2 milhões de toneladas de grãos de soja, quase 26% a mais em relação ao ano de 2022. O farelo de soja também obteve crescimento de 5% e o milho 8,5%.

“Os números demonstram a eficiência da estrutura portuária de Paranaguá, que vive um momento histórico com a chegada do Pyxis Ocean. O navio inaugurou as novas estruturas no litoral paranaense. Vale destacar que a Portos do Paraná é signatária do Pacto Global da ONU e tem atraído embarcações que estejam alinhadas na busca pela redução de emissão de gases do efeito estufa”, afirma o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.

Em novembro, a Portos do Paraná vai representar o setor portuário mundial na COP 28, que acontece em Dubai.

GALERIA DE IMAGENS