Na abertura da 47ª Expo Umuarama, secretários destacam poder da reinvenção do agro

O evento se estende pelos próximos dez dias no Parque de Exposições de Umuarama, no Noroeste do Estado. A expectativa é que entre 180 mil e 200 mil pessoas a visitem e que haja um giro de negócios em torno de R$ 51 milhões.
11/03/2022 - 10:30

Após ser cancelada nos dois últimos anos em razão da pandemia, a 47ª Expo Umuarama nacional e 20ª edição internacional foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (10) à noite, sendo a primeira a ser retomada no Paraná no formato misto de difusão de conhecimento técnico, inovações agropecuárias, shows artísticos e festa popular. O evento se estende pelos próximos dez dias no Parque de Exposições de Umuarama, no Noroeste do Estado.

"Quero parabenizar o agricultor, a agricultora, o pecuarista, a pecuarista pelo seu desempenho nestes dois anos de pandemia. Nós nos reinventamos, nós tivemos custos maiores, nós tivemos dificuldades de toda ordem, mas nós demos conta do recado", disse o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior na solenidade. "A agricultura não parou um dia sequer de trabalhar e isso é motivo de orgulho e satisfação".

Ele lembrou os prejuízos causados pela pandemia, que impôs o cancelamento de eventos preparados havia muito tempo. Depois o Paraná ainda passou por uma das piores crises hídricas da história, completando-se com a guerra que se instalou no Leste Europeu.

"Isso traz custo, traz ônus, traz dificuldades de abastecimento de fertilizantes, por exemplo, que já está caro, e o óleo diesel que subiu quase 25% na refinadora, tudo isso trava negócios", ponderou. "Mas, repito, o rural se reinventou e hoje dá oportunidade para o agricultor, para o criador de animais, para as indústrias começarem a mostrar também aqui na feira a sua força para retomar pouco a pouco a vida. O Governo do Estado também aumentou as suas políticas de subsídio e estamos cada vez mais perto de um agronegócio totalmente sustentável"

Também presente na solenidade, o secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, destacou o investimento de R$ 370 mil destinado pelo Governo do Estado para a realização da feira, cuja liberação foi assinada na solenidade.

"É muito pouco pelo tamanho da feira, mas é simbólico, representa todo o esforço e toda a dedicação que o Governo do Estado tem por Umuarama", afirmou. Segundo ele, o Paraná foi o Estado que mais se desenvolveu, criou empregos e o que mais cuidou do meio ambiente durante a pandemia. "Os licenciamentos permitiram novos empreendimentos que trouxeram mais de R$ 100 bilhões ao Paraná nos últimos anos", acentuou.

O presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, agradeceu o empenho, principalmente dos funcionários da entidade, o que possibilitou que a feira fosse organizada em menos de 45 dias. O parque abriga aproximadamente 250 expositores. A expectativa é que entre 180 mil e 200 mil pessoas a visitem e que haja um giro de negócios em torno de R$ 51 milhões. "Estamos em um recomeço, porém embalados por muito otimismo", disse.

A agenda técnica e de negócios rurais conta com seminários, palestras, leilões e julgamento de raças. A expectativa de negócios no setor é muito grande. Dona de um dos maiores rebanhos bovinos do Paraná, Umuarama é reconhecida como ativa praça de comercialização de animais.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na abertura, entre outros, o chefe de gabinete do Governo do Estado, Darlan Scalco; o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza; o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Otamir Cesar Martins; o presidente da Ceasa, Éder Bublitz; o prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel; o deputado federal Zeca Dirceu; os deputados estaduais Fernando Martins, Tião Medeiros e Alexandre Curi; o chefe do Núcleo Regional da Seab, José de Andrade Duarte; o gerente regional do IDR-Paraná, José Jaime de Lima; o gerente regional da Adapar, Roberto Carlos Machado; vereadores do município e servidores da Agricultura lotados em Umuarama e região.