Mutirões na Grande Curitiba encaminharam 3,5 mil pessoas a entrevistas de emprego

Mutirões fazem parte da estratégia de fortalecer o papel das Agências do Trabalhador. O intuito é o preenchimento do maior número possível de vagas ofertadas nas 24 Regionais do Trabalho.
31/01/2023 - 17:30

A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR) planeja uma força-tarefa para preencher o maior número possível de postos de emprego formais ofertados no Paraná. Mutirões realizados nos dias 30 e 31 de janeiro, em Curitiba e em São José dos Pinhais (RMC), por exemplo, encaminharam mais de 3.500 paranaenses para entrevista de emprego. A força-tarefa tem parceria com as Agências do Trabalhador e postos de trabalho avançados de atendimento em todas as regiões do Estado.

Somente nesta segunda-feira (30), mais de 1.500 pessoas tiveram a oportunidade de apresentar candidatura para 10 empresas que ofertaram 900 vagas em evento na cidade de São José dos Pinhais. Na terça-feira, mais de 2 mil candidatos foram atendidos durante uma feira de empregos para jovens com limite de idade de 29 anos.

De acordo com o secretário Mauro Moraes, o objetivo é fazer mutirões de emprego em todo o Estado. O intuito é o preenchimento do maior número possível de vagas ofertadas nas 24 Regionais do Trabalho, alavancando a posição do Paraná no ranking nacional de empregabilidade.

O Paraná lidera o ranking nacional de colocações com carteira assinada via rede Sine, sendo responsável por 33% de todos os empregos gerados no País. Apenas em 2022, mais de 118 mil trabalhadores paranaenses foram empregados formalmente (saldo entre contratações e demissões, o que demonstra a evolução do mercado).

No último boletim divulgado pelo Governo do Estado com o número de vagas disponíveis no início desta semana, a rede Sine estadual disponibilizou mais de 13 mil postos de trabalho.

"Temos oferta diária de emprego em toda nossa rede Sine, a maior do País. É preciso criar uma força-tarefa para que esses postos de trabalho sejam ocupados. Creio que a melhor estratégia são as feiras e mutirões de emprego", afirmou Moraes.