Mutirão do Recomeça Paraná chega a São José dos Pinhais nesta quarta-feira

Com 250 vagas oferecidas, ação visa aumentar o alcance do programa, que oferece capacitação empreendedora e bolsa de R$ 900 aos participantes que concluírem o curso.
14/06/2022 - 14:00

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho dá continuidade nesta semana aos mutirões de cadastramento para a segunda fase do programa Recomeça Paraná. Ao todo, foram disponibilizadas 2.450 vagas em 15 cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e do Litoral do Paraná para este mutirão, que segue até o final de julho.

O Recomeça Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no montante de R$ 4,05 milhões, totalizando 4.500 bolsas de auxílio. Ele disponibiliza uma série de cursos gratuitos para apoiar o empreendedor paranaense.

“Além da capacitação para a população, visando o desenvolvimento do empreendedorismo nos participantes, também são disponibilizados R$ 900 para eles, sendo R$ 300 por módulo concluído”, explicou o secretário Rogério Carboni. “Este dinheiro vai ser importante para que essas pessoas invistam em seus empreendimentos e coloquem em prática aquilo que aprenderam no curso”.

O mutirão acontece na sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de São José dos Pinhais, na Avenida Rui Barbosa, 9244, no Centro, com 250 vagas. Ainda em junho, a ação vai passar por Piraquara, Lapa, Araucária, Itaperuçu e Guaraqueçaba.

FASES – A primeira cidade atendida foi Almirante Tamandaré, na última sexta-feira (10) e nesta segunda-feira (13). Suelen Glinski, chefe do Departamento do Trabalho da Sejuf, destacou a importância desse mutirão. “Com esse cronograma extenso, passando por diversos municípios, temos a oportunidade de aumentar o alcance do programa e beneficiar mais pessoas, estimulando o empreendedorismo e qualificando essas pessoas com um curso conceituado do Sebrae”, destacou.

Em julho, o mutirão segue para as cidades de Rio Branco do Sul, Pinhais, Colombo, Campina Grande do Sul, Pontal do Paraná, Paranaguá e Guaratuba. A programação será encerrada em Curitiba, com um grande mutirão de três dias.

PROGRAMA – Para se inscrever, basta procurar os mutirões que estão em andamento ou ir a uma das 216 Agências do Trabalhador no Paraná e preencher os requisitos para participar: morar no Paraná; ter perfil empreendedor; CadÚnico atualizado com renda per capita de até meio salário-mínimo (R$ 606,00); ter 18 anos completos; e ter conta no Banco do Brasil.

Confira o cronograma e as vagas disponíveis em cada cidade:

São José dos Pinhais

15 de junho