Museu do Expedicionário amplia acervo do herói de guerra Max Wolff Filho

O combatente tem uma sala no Museu do Expedicionário, que recentemente recebeu uma doação de sua família, composta por fotos e cartas que ele enviou da Itália para o Brasil para sua única filha, Hilda.
Publicação
13/04/2022 - 13:10
Editoria

Em 12 de abril de 1945, tombou nos campos de batalha da Itália o sargento paranaense Max Wolff Filho, um dos heróis brasileiros na 2ª Guerra Mundial. O combatente tem uma sala no Museu do Expedicionário, que recentemente recebeu uma doação de sua família, composta por fotos e cartas que ele enviou da Itália para o Brasil para sua única filha, Hilda. Os itens já se encontram expostos e disponíveis para os visitantes.

Nascido em Rio Negro, Max Wolff Filho começou sua carreira militar aos 18 anos, quando se alistou no 15º Batalhão de Caçadores (atual 20º BIB), em Curitiba. Em 1930, ingressou na Polícia Militar do Rio de Janeiro, lá permanecendo até 1940. Lutou na Revolução Constitucionalista de 1932. Em 1944, voluntariou-se para participar da guerra como sargento do 11º Regimento de Infantaria (São João Del Rei - MG).

Desembarcou na Itália em setembro de 1944 e liderou mais de 30 missões de patrulha, tendo sido voluntário para participar da maioria delas. Em suas folhas de serviços constam diversos elogios de seus comandantes, destacando sua liderança, determinação e coragem. Em sua última patrulha, na região de Montese, foi atingido pelos tiros de uma “Lurdinha” (apelido que os brasileiros davam à Metralhadora alemã MG-42), vindo a falecer pouco depois. 

MUSEU – O Museu do Expedicionário é um dos mais visitados do Estado, com média mensal de 3.500 pessoas, entre estudantes e turistas, locais e estrangeiros. 

Tem um acervo que registra a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial (1939 a 1945), destacando a atuação dos pracinhas paranaenses na campanha em solo europeu. São documentos, fotos, filmes, mapas, ilustrações da época e material bélico utilizado por combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha de Guerra do Brasil. São cerca de 25.000 itens destinados a contar a história de nossos heróis nos campos de batalha.

Serviço:

Museu do Expedicionário (MEX)

Rua Comendador Macedo, 655 (Praça do Expedicionário), Alto da XV - Curitiba

Telefone e Agendamento de Visitas Mediadas: (41) 3362-8231

Visitação: de terça a sexta, das 9H às 12h e das 14H às 17h - sábados e domingos, das 10H às 12h e das 14H às 17h

*O museu fecha nesta sexta, mas tem visitação normal nos outros dias

GALERIA DE IMAGENS