Museu da Imagem e do Som sedia palestra sobre tratamento sonoro para síndrome do pânico

Evento nesta terça-feira (20, às 19 horas, trata do “Som Binaural e seus poderes terapêuticos”. O palestrante será o acadêmico Eugênio Texeira Fim, estudioso do tema. Para participar é necessário se inscrever. São 20 vagas.
Publicação
19/05/2025 - 18:00
Editoria

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) sedia nesta terça-feira (20), às 19 horas, a a palestra “Som Binaural e seus poderes terapêuticos”. O projeto é uma ação cultural e científica aprovada pelo edital da Fundação Cultural de Curitiba (Edital 093/2023 - Lei Paulo Gustavo), que investiga o uso terapêutico das batidas binaurais no tratamento da síndrome do pânico e da ansiedade. O palestrante será o acadêmico Eugênio Texeira Fim, estudioso do tema.

O evento será gratuito e indicado para pessoas acima de 16 anos. Para participar é necessário se inscrever por meio do email educativomis@seec.pr.gov.br, mandando nome, idade e CPF. São ofertadas 20 vagas. 

As batidas binaurais são um fenômeno auditivo que ocorre quando dois tons com frequências ligeiramente diferentes são enviados separadamente a cada ouvido, geralmente por meio de fones. O cérebro, ao processar esses estímulos, não percebe os dois tons distintos, mas sim uma terceira frequência resultante da diferença entre eles.

Esse efeito, conhecido como Frequency Following Response (FFR), representa a maneira como o cérebro "segue" e interpreta essa nova frequência gerada, podendo influenciar estados mentais como relaxamento, foco ou meditação.

O objetivo da palestra é divulgar os resultados da pesquisa sobre os efeitos terapêuticos do som binaural de forma acessível e inclusiva, promovendo o conhecimento sobre alternativas não medicamentosas no cuidado com a saúde mental. A pesquisa apresenta um panorama histórico do som como terapia, explorando teorias sobre os usos medicinais das propriedades físicas do som e, mais especificamente, do som binaural, que atua modulando a atividade neuroquímica do cérebro.

Diante desses desafios, a pesquisa com som binaural tem buscado alternativas terapêuticas não farmacológicas. “O som, utilizado como instrumento de cura e equilíbrio desde tempos ancestrais, surge como uma ferramenta promissora na contemporaneidade”, destaca Eugênio Fim.

O estudo utiliza referências como o conterrâneo Augusto Weber,  Michael Hutchison, entre outros. Durante a palestra será abordado o que são batidas binaurais e como elas funcionam no cérebro, os efeitos comprovados das batidas binaurais sobre a ansiedade e o pânico e os resultados de um estudo experimental realizado com pacientes diagnosticados com síndrome do pânico.

Serviço:

Som binaural e seus poderes terapêuticos, com Eugênio Texeira Fim

Data: 20 de maio, terça-feira

Horário: 19 horas

Vagas: 20

Inscrições: mandar nome, idade e CPG para educativomis@seec.pr.gov.br

Local: Rua Barão do Rio Branco, 395 - Centro - Curitiba

GALERIA DE IMAGENS