Museu Oscar Niemeyer promove mesa-redonda sobre o artista Mario Rubinski no dia 22

A mediação será do pesquisador Bruno Marcelino. A ação será no dia 22 março, às 19h, no Auditório Poty Lazzarotto, do MON, com entrada livre. O acesso será liberado por ordem de chegada do público.
Publicação
15/03/2024 - 16:00
Editoria

O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai promover um debate sobre a obra do artista paranaense Mario Rubinski na semana que vem. Estarão presentes o curador da exposição, Adolfo Montejo Navas, o professor e crítico de arte Ronaldo Brito, e o artista plástico Paulo Pasta. A mediação será do pesquisador Bruno Marcelino. A ação será no dia 22 março, às 19h, no Auditório Poty Lazzarotto, do MON, com entrada livre. O acesso será liberado por ordem de chegada do público.

A conversa, promovida pelo Museu, pretende revisar e introduzir a sólida produção de Mario Rubinski no debate sobre a arte nacional. O objetivo do encontro é articular coletivamente possíveis relações entre a pintura do artista paranaense e a pesquisa plástica de outros artistas brasileiros, para localizar o seu trabalho em uma cartografia mais ampla, também a partir das suas singularidades.

“Mario Rubinski – O Espaço Imantado”, em cartaz na Sala 7 do MON, apresenta um conjunto de pinturas, desenhos e estudos deste importante artista paranaense, que traz os elementos da paisagem por meio da geometrização e abstração simbólica. A mostra reúne 150 obras finalizadas ao longo de seis décadas, do final de 1950 a 2021. A curadoria é de Adolfo Montejo Navas e Eliane Prolik.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Mesa-redonda sobre a obra de Mario Rubinski

Dia 22 de março, às 19h

Auditório Poty Lazzarotto, MON - Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívivo - Curitiba/PR

Acesso gratuito, liberado por ordem de chegada

GALERIA DE IMAGENS