Municípios do Oeste e Sudoeste já receberam R$ 58 milhões em melhorias urbanas em 2023

Montante se refere apenas a projetos coordenados pela Secretaria das Cidades. Dados foram repassados pelo secretário Eduardo Pimentel em encontro de prefeitos no Show Rural, em Cascavel.
08/02/2023 - 17:50

Com apoio do Estado, municípios das regiões Oeste e Sudoeste receberam em janeiro deste ano R$ 58 milhões para obras urbanas. O anúncio foi feito pelo secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, em encontro com prefeitos e vereadores nesta quarta-feira (08), no Show Rural.

Entre os valores em evidência autorizados no mês, está o aporte de R$ 5,6 milhões para a construção de um Centro de Desenvolvimento Econômico em Cascavel. O local irá funcionar como um centro de inovação e fomentar o empreendedorismo e novos negócios na cidade em um espaço de coworking.

“É nas cidades que as pessoas vivem. Estão nas cidades os nossos desafios diários. Por isso que o governador Ratinho Junior determina como meta esse fortalecimento da infraestrutura urbana em todos os municípios do Paraná”, disse Pimentel.

Esse montante se soma a outro valor robusto, de R$ 242 milhões, sendo executados pelas prefeituras da região nessa área. Entre os projetos, são destaques a pavimentação de nove quilômetros da Estrada Rio da Paz, na área rural de Cascavel, e a construção de um Centro de Convivência em Santo Antônio do Sudoeste.

Pimentel também destacou no encontro que, partir de março, o Governo do Estado, por meio da Secid, começa a cumprir a meta de pavimentar 100% da área urbana dos municípios com menos de 20 mil habitantes.

“A primeira fase vai contemplar os municípios de até cinco mil habitantes. Portanto, os municípios terão sua malha viária urbana asfaltada. O Estado destinará até R$ 5 milhões, a fundo perdido, para que o prefeito possa asfaltar, construir a galeria de água para evitar alagamento, calçadas com acessibilidade e iluminação pública com LED”, afirmou.

ÔNIBUS ELÉTRICO – Pimentel também participou, junto com o governador Ratinho Junior, da solenidade de assinatura de um contrato de contrato de financiamento, junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a prefeitura de Cascavel, para a aquisição de 15 veículos elétricos, 13 do modelo convencional e dois articulados, para o transporte coletivo da cidade do Oeste.

O projeto de mobilidade urbana foi financiado no valor aproximado de R$ 66 milhões, e agora foi autorizado um novo enquadramento de cerca de R$ 30 milhões. Além da compra dos ônibus elétricos, o valor também será utilizado na construção de uma plataforma de recarga para os veículos.

A cidade será a primeira do Paraná a ter ônibus elétricos do transporte coletivo urbano que serão abastecidos com energia solar produzida em usina fotovoltaica própria do Município, instalada no Aterro Sanitário. “Com essa iniciativa, Cascavel se coloca como protagonista na busca por soluções sustentáveis”, acrescentou o secretário.