Mulheres artistas com obras no acervo são destaque na programação deste mês no MON

A programação terá início nesta segunda-feira (7) com uma série de publicações nas redes sociais do MON, que trarão mediações em texto sobre obras de artistas mulheres presentes no acervo.
03/03/2022 - 15:20

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece ao público, ao longo deste mês, várias atividades desenvolvidas por mulheres artistas que têm obras no acervo da instituição. São mediações em texto, videoconferência e oficinas artísticas.

No dia 8 (terça-feira), haverá uma videoconferência gratuita com a artista Lilian Gassen, às 19h. Com o título “Campo Artístico, uma Arena de Disputas”, a conversa vai abordar a inserção de artistas mulheres no sistema da arte no Paraná. A partir dessa perspectiva será discutida a instauração de um espaço de luta e resistência e todas as contradições nele estabelecidas por sua complexidade e constante transformação.

Lilian Gassen é licenciada em Educação Artística – Artes Plásticas (2001) e em Educação Artística – Desenho (2000) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre em História pela UFPR (2007). Atua principalmente como artista visual, pesquisadora e professora. Atualmente é professora no Departamento de Escultura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), onde ministra disciplinas de graduação como Escultura II, Gerenciamento e Documentação e Técnica de Projeto em Escultura. Também atua como docente em cursos de extensão universitários e palestras nos seguintes temas: técnicas tradicionais de escultura, teoria e prática da cor e mudanças culturais no meio artístico de Curitiba, de 1960 a 1990.

OFICINAS – No dia 16 (quarta-feira), às 14h30, será realizada uma oficina presencial gratuita com a artista Juliane Fuganti. A partir de uma breve conversa sobre a sua construção poética na instalação “Jardim dentro de um Jardim 2021”, na exposição “Afinidades”, a artista abordará suas escolhas e processo de criação. Em seguida irá conduzir um trabalho prático com argila inspirado em sua obra.

Juliane Fuganti vive e trabalha em Curitiba. Atuou como professora de Desenho e Gravura da Embap/Unespar. Formada em Economia pela FAE, em 1983, e em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) em 1989, possui Mestrado em Poéticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2011.

No dia 23 (quarta-feira), às 14h30, a artista Daniela Busarello fará presencialmente a oficina “Vida”. A atividade partirá da leitura de um trecho do livro de Ailton Krenak (líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro da etnia indígena crenaque) e de uma conversa sobre sua obra e seus processos na exposição “Afinidades”. Em seguida, os participantes serão convidados a pensar uma grande pintura comunitária, onde o início de um traço dará continuidade ao outro, construindo uma história em comum.

A paranaense Daniela Busarello vive e trabalha em Paris. Desenvolve sua própria linguagem-paisagem: a “Cosmografia”.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Serviço:

A videoconferência com Lilian Gassen acontecerá via Zoom, das 19h às 20h30, no dia 8 de março de 2022. Para fazer a inscrição, acesse o formulário e aguarde a confirmação de participação, ou o solicite pelo e-mail educativo@mon.org.br, ou pelo telefone (41) 3350-4468.

A oficina presencial com Juliane Fuganti será gratuita com vagas limitadas. A atividade acontecerá das 14h30 às 16h, no Espaço de Oficinas. Para fazer a inscrição, acesse o formulário e aguarde a confirmação de participação, ou o solicite pelo e-mail educativo@mon.org.br, ou pelo telefone (41) 3350-4468.

A oficina presencial e gratuita com Daniela Busarello terá vagas limitadas. A atividade acontecerá dia 23, das 14h30 às 16h, no Espaço de Oficinas. Para fazer a inscrição, acesse o formulário e aguarde a confirmação de participação, ou o solicite pelo e-mail educativo@mon.org.br, ou pelo telefone (41) 3350-4468.