Mostra “Insólitos” segue em cartaz no MAC Paraná até domingo

Cinco artistas participam da exposição, que aborda o incomum, o anormal, o que não é habitual. Museu de Arte Contemporânea está funcionando atualmente nas salas 8 e 9 no Museu Oscar Niemeyer.
Publicação
26/07/2022 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Exposição "Insólitos" segue em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Paraná até este domingo (31). Com a curadoria de Pollyanna Quintella, a mostra aborda o incomum, o anormal, o que não é habitual, o infrequente e o raro na visão de cinco artistas convidados: Daniel Acosta, Mano Penalva, Maya Weishof, Tony Camargo e Washington Silvera.

Além de trabalhos dos cinco artistas, o público pode conferir até domingo importantes obras históricas de António Manuel, Cybele Varela, Henrique Fuhro, Pietrina Checcacci, Vera Chaves Barcellos, Solange Escosteguy e Ubi Bava, produzidas nos anos 1960 e 1970 e que fazem parte do acervo do MAC Paraná.

Em "Insólitos", as obras evidenciam uma visão de outro ponto de vista, a tradução do invisível, a interpretação fora do padrão e da obviedade daquilo que a imagem e um objeto representam. O artista baiano Mano Penalva utiliza a dualidade de significados por meio de obras feitas em materiais e utensílios presentes nos mercados populares, nos afazeres domésticos e na vida cotidiana. Entre elas, a intitulada “Namoradeira, Tramas”, exemplifica esse olhar além do óbvio.

A visão do oposto também é traduzida pelo artista Washington Silvera, que exibe nas esculturas a linguagem surrealista e a poética hercúlea. Em sua obra “Luva e Espelho”, ele revela o reflexo, a dualidade entre o leve e o pesado da luva e a direita e a esquerda das mãos.

Já a artista curitibana Maya Weishof, com o fascínio por imagens antigas, traz em suas pinturas a adaptação para a atualidade com traçados coloridos, delirantes, deformados e inusitados. Em “Noite Estrelada”, a artista debruça-se sobre a releitura do corpo da mulher, e relata que traz erotismo e humor para uma imagem a princípio asséptica.

Nas “Fotoplanopinturas” do artista paranaense Tony Camargo, há a captura através de luz e movimento, a marcação de um momento performático por meio da fotografia e sua passagem para o suporte tridimensional. O escultor gaúcho Daniel Acosta também visa dinamismo. Na mistura de arquitetura e design, trabalha com cores vibrantes, inspirado na arte oriental e traçando linhas em objetos. 

O MAC Paraná está funcionando atualmente nas salas 8 e 9 no Museu Oscar Niemeyer.

Serviço:

Até domingo, 31 de julho de 2022

Visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado das 10h às 15h

Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC-PR (Museu Oscar Niemeyer, nas salas 8 e 9)

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico (Curitiba, PR)

Ingressos: gratuito às quartas-feiras, das 10h às 18h. Nos demais dias R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada) 

Gratuito para menores de 12 anos e maiores de 60 anos.

GALERIA DE IMAGENS