Melhorias de estradas rurais recebem R$ 348 milhões e beneficiam 18 mil famílias

Nos últimos quatro anos, mais de mil quilômetros foram pavimentados, abrindo 25 mil postos de trabalhos. Programa Estradas da Integração é hoje um dos mais importantes para o ambiente rural do Paraná.
03/03/2023 - 10:40

O Governo do Paraná ampliou os serviços de conservação e pavimentação de estradas rurais nos últimos quatro anos. As melhorias alcançaram mais de mil quilômetros em todo o Estado, a maioria pavimentada com pedras poliédricas ou blocos sextavados. O investimento do Estado ultrapassou R$ 348 milhões, com benefício a pelo menos 18 mil famílias de 2 mil comunidades em mais de 200 municípios.

A ação abriu aproximadamente 25 mil postos de trabalhos, entre vagas diretas e indiretas, segundo estimativas do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

O Programa Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas - Estradas da Integração é hoje um dos mais importantes para o ambiente rural do Paraná. Não apenas porque possibilita o transporte dos insumos e da produção agropecuária de forma mais rápida, mas também porque ajuda na conservação do solo das propriedades, além de garantir acesso seguro da população aos serviços de saúde, transporte escolar, lazer e turismo rural.

É o caso da estrada municipal Romualdo Guarez, em Pato Branco, no Sudoeste do Estado. Com investimento de R$ 2,9 milhões, dos quais R$ 1 milhão do Estado, ela irá beneficiar diretamente cerca de 60 famílias de agricultores nas comunidades São Caetano e Barra do Dourado. A estrada é também importante para conexão com a sede do município.

O convênio, assinado em 2021, é para pavimentação asfáltica ao longo de 5,7 quilômetros. Pato Branco tem destaque na produção de grãos, olericultura, fruticultura, bovinocultura leiteira e avicultura, mas os produtores da região enfrentavam dificuldade, sobretudo em dias chuvosos. O asfalto facilitará o transporte e a conservação do solo da região. A construção de uma ponte fez parte do projeto.

Em Nova Aliança do Ivaí, no Noroeste do Estado, o trecho de 4,6 quilômetros que liga à PR-492 será importante para cerca de 50 famílias de agricultores. Nesse trecho, que conta com blocos sextavados, a participação do Estado é de R$ 4,4 milhões, com contrapartida de R$ 339,9 mil por parte do município.

O Estado e a Prefeitura de Fernandes Pinheiro devem entregar, ainda este ano, as obras do calçamento em pedras poliédricas irregulares na estrada da comunidade de Bituva das Campinas. São 2,5 quilômetros, onde estão sendo investidos R$ 1,1 milhão. O trecho passa pelo centro da localidade, garantindo mais infraestrutura para o escoamento da safra e atende diretamente a escola e o posto de saúde.

PATRULHAS RURAIS O programa Estradas da Integração também envolve projetos para abertura, adequação, readequação, manutenção e melhorias em estradas por meio das Patrulhas Rurais, bem como apoio a consórcios intermunicipais. Estão em execução 12 convênios. Cada consórcio recebe a patrulha composta por dois caminhões caçamba, um caminhão comboio, uma pá-carregadeira, um rolo compactador, uma motoniveladora, uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira.

Ao Estado cabe também a capacitação dos técnicos e dos operadores de máquinas visando ao respeito ao projeto e às técnicas adequadas para melhorar o consumo de óleo diesel. Entre 2019 e 2022, as patrulhas rurais executaram projetos de adequação em cerca de 1,6 mil quilômetros de estradas, com aquisição de 1,6 milhões de litros de óleo diesel. O investimento alcançou R$ 5,8 milhões, beneficiando aproximadamente 2 mil propriedades e cerca de 10 mil agricultores.

NOVOS INVESTIMENTOS – O Governo também já assegurou a continuidade do programa com recursos separados no pacote de R$ 3,4 bilhões em novos investimentos no Paraná, anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.