Mais três locais do Litoral agora estão sinalizados como próprios para banho

Três pontos considerados impróprios na última semana se tornaram próprios no litoral do Estado. Costa Oeste apresentou primeiro ponto impróprio da temporada.
Publicação
21/01/2022 - 09:50

Confira o áudio desta notícia

No quinto Boletim de Balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (21), o Instituto Água e Terra (IAT) informa que três pontos do Litoral do Estado passaram da condição imprópria a própria para banho e prática de esportes aquáticos.

Os três pontos são: em frente ao posto policial na Praia de Encantadas da Ilha do Mel; na altura da Rua Alvorada, na praia Brava de Caiobá; e o Balneário Flamingo, em Matinhos.

São 66 pontos monitorados pelo IAT. O documento aponta 42 pontos no Litoral com boas condições e sete pontos impróprios, dos 49 locais monitorados. E dos 17 pontos monitorados nas praias de água doce nas Costas Norte e Oeste, um local se encontra inapropriado para banho. 

O IAT analisa a qualidade da água há cerca de 30 anos para informar a população sobre as condições de banho na alta temporada de verão, período de maior fluxo de turistas e veranistas.

"Os locais impróprios são sinalizados com bandeiras vermelhas para demonstrar que existe o risco de contrair doenças ao se utilizar da água para natação e mergulho", explica a bióloga Christine da Fonseca Xavier, chefe de Divisão de Monitoramento do IAT.

O Boletim também indica os 10 pontos de foz dos rios que chegam ao mar como impróprios, pois drenam áreas urbanas. O contato com a água nesses locais pode acarretar risco à saúde humana, tais como otites, gastrenterites, dermatites, entre outros.

BALNEABILIDADE – A análise laboratorial é feita de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000, em que as áreas balneáveis são classificadas como próprias ou impróprias.

Os Boletins de Balneabilidade são atualizados às sextas-feiras no site www.iat.pr.gov.br, nas abas “Monitoramento” e Balneabilidade”. Também é possível baixar o APP chamado “Balneabilidade Estado do Paraná” e acessar as informações do celular.

IMPRÓPRIOS –  Ao todo, são oito pontos considerados impróprios, dos 66 monitorados pelo IAT. Seguem impróprios os locais à esquerda do morro da Praia Central de Matinhos; na altura da Rua Londrina e da Rua Jacarezinho, na praia Brava.

Em Guaratuba, não é indicado nadar na altura da Rua Frederico Nascimento, na praia Caieiras; e à esquerda da Rua Ponta Grossa. Estão impróprias as águas à direita do trapiche da Praia de Encantadas, na Ilha do Mel; e a Ponta da Pita, em Antonina.

O quinto Boletim indica, ainda, que a Praia de São Miguel do Iguaçu, na Costa Oeste, também apresenta qualidade imprópria para banho.

Confira o boletim do Litoral e da Costa Oeste.

GALERIA DE IMAGENS

  • Litoral apresenta menos pontos impróprios para banho nesta semana
    Litoral apresenta menos pontos impróprios para banho nesta semana
    Foto: Gilson Abreu/AEN
    Litoral apresenta menos pontos impróprios para banho nesta semana
    Foto: Gilson Abreu/AEN