Mais de mil pessoas visitaram mostras itinerantes do Museu de Ciências Forenses no Litoral

Exposições do Museu de Ciências Forenses da Polícia Científica do Paraná aconteceram nas praias de Guaratuba e Matinhos. Público conheceu peças anatômicas, as maletas utilizadas em locais de crime, detectores de metal e equipamentos para extração de dados de celulares, entre outros recursos.
Publicação
22/02/2023 - 17:50

Confira o áudio desta notícia

Mais de mil veranistas e moradores do Litoral visitaram as exposições do Museu de Ciências Forenses da Polícia Científica do Paraná nos meses de janeiro e fevereiro, no Litoral. As mostras nas praias foram uma iniciativa inédita e gratuita, fizeram parte da programação do Verão Maior Paraná e aconteceram nas orlas de Matinhos e Guaratuba, nos dias 28 de janeiro e 11 e 18 de fevereiro.

A equipe do Museu e policiais peritos apresentaram ao público itens interessantes, como as peças anatômicas, as maletas utilizadas em locais de crime, detectores de metal, equipamentos para extração de dados de celulares, munição e locais impactados por disparos de arma de fogo (porta de carro com marca de bala, por exemplo).

“Foi uma experiência incrível levar parte do nosso acervo para a beira da praia, poder mostrar a turistas e moradores locais um pouco do nosso trabalho e a importância da perícia criminal. Através dessa exposição nossa equipe pode trocar informações e divulgar um pouquinho da história do Museu”, explica a diretora do Museu de Ciências Forenses, perita Fabíola Schutzenberger Machado.

A turista Nivia Zauza foi à exposição na orla de Caiobá com o marido e a filha, que, segundo a mãe, tem uma grande admiração pela profissão dos peritos. Ela aprovou o evento realizado pela Polícia Científica.

“Quando a minha filha soube da exposição, quis muito vir conhecer. Eu achei super interessante trazer esse tipo de informação para a população. Não é sempre que temos a oportunidade de ter contato com a Polícia Científica, a oportunidade foi bem bacana. Sem falar que chama atenção tanto das crianças como também dos adultos”, afirmou.

Para a Cristine Lois Coleti Sierra, que já conhece o acervo do Museu em Curitiba, a exposição no Litoral foi uma oportunidade única. “Eu acho super importante divulgar para as pessoas como é feito o trabalho dos peritos e como eles auxiliam a justiça a desvendar crimes. É interessante que a população veja de perto como é feito e conhecer também o acervo deles”, explicou.

Nas oportunidades, também foi esclarecido o funcionamento do agendamento para visitar o Museu de Ciências Forenses e o antigo necrotério, ambos localizados em Curitiba. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail museuforense@policiacientifica.pr.gov.br. A visitação ao Museu, no bairro Tarumã, acontece sempre na última segunda-feira do mês, das 9h às 16h, e no antigo necrotério, no Centro da Capital, está liberada a partir deste mês de fevereiro, sempre na última quinta-feira do mês, às 19h.

O Museu de Ciências Forenses, está localizado na sede da Polícia Científica do Paraná, na Rua Paulo Turkiewicz, 150, no bairro Tarumã. Possui um acervo com elementos anatômicos, cadáveres mumificados, casos de perícias, objetos de cenas de crimes ou de acidentes, entre outros materiais de cunho educativo. São peças que despertam a curiosidade da população por contar histórias de crimes e mortes inusitadas que aconteceram no Estado.

GALERIA DE IMAGENS