MON e TJPR promovem oficina de desenho com OSGEMEOS para jovens de instituições sociais

Participaram 20 adolescentes, entre 14 e 18 anos. A dupla de artistas formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo construiu uma trajetória no mundo das artes com o desejo constante de manter-se acessível ao grande público.
Publicação
31/03/2022 - 18:10
Editoria

O Museu Oscar Niemeyer (MON), em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), proporcionou nesta quinta-feira (31), a adolescentes acolhidos em instituições sociais, uma oficina de desenho ministrada pelos artistas OSGEMEOS. A dupla formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo construiu uma trajetória no mundo das artes com o desejo constante de manter-se acessível ao grande público.

Participaram 20 adolescentes, entre 14 e 18 anos, acolhidos nas instituições Lar Infantil Sol Amigo, Associação Encontro com Deus, Unidade Acolhimento Institucional Santa Felicidade, Lar Batista Esperança, Fundação Iniciativa, Fundação Solidariedade (Campo Magro) e Casa de Passagem Irmã Severina Seraglio (Almirante Tamandaré).

“Esta frutífera parceria entre o Museu Oscar Niemeyer e o Tribunal de Justiça do Paraná ratifica a vocação do MON como espaço democrático da cultura”, disse a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika. “Maior museu de arte da América Latina, hoje com mais de 14 mil obras em seu acervo, o MON é plural e inclusivo e promove o diálogo constante entre o público e a arte. Ao realizar uma oficina artística com OSGEMEOS, o Museu ajuda a promover a individualidade e a autoestima destes adolescentes, sugerindo perspectivas para um futuro mais promissor.”

OPORTUNIDADE – Para os artistas, o momento da oficina reforça a filosofia que defendem, de que todo mundo nasce com talento. “O importante é ter a oportunidade. Acredito que todo mundo aqui tem aquela portinha que abriga o talento, guardado”, disse Otávio. “Dá vontade de ficar o dia inteiro aqui com eles, desenhando”, comentou Gustavo. 

Para quem participou da atividade foi uma oportunidade de conhecer melhor a dupla de artistas, conforme relata uma adolescente: “É muito emocionante porque a gente se encanta muito pela arte. É muito bonito ver as pessoas se dedicando ao trabalho que elas têm”, disse uma participante da oficina.

EXPOSIÇÃO – Em cartaz no MON até domingo (3), a mostra “OSGEMEOS: Segredos” reúne mais de 850 itens dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, sendo a primeira retrospectiva de grande porte da produção dos artistas desde o começo da década de 1980 até hoje. São diversas pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, desenhos e cadernos de anotações, expostos por toda a torre, seguindo uma ordem cronológica.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com mais de 14 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

GALERIA DE IMAGENS