MON divulga atividades de julho do programa Arte para Maiores

Haverá visita mediada e oficina artística no dia 19 de julho e videoconferência sobre a exposição Pintura e Matéria, do artista Rodrigo Andrade, no dia 26.
14/07/2022 - 14:40

A edição de julho do programa Arte para Maiores do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá visita mediada, oficina artística e videoconferência sobre a exposição “Pintura e Matéria”, do artista Rodrigo Andrade. Para se inscrever é necessário preencher o formulário online: bit.ly/APMjulho2022

A visita mediada e a oficina serão terça-feira, dia 19 de julho, das 14h às 17h, com a equipe do Educativo do Museu. As vagas são limitadas e não é necessário possuir conhecimento prévio em artes visuais. No dia 26 de julho, das 14h às 15h30, haverá uma videoconferência com o artista Rodrigo Andrade e com a curadora da exposição, Taisa Palhares. Eles abordarão aspectos artísticos da vida e obra do artista.

Rodrigo Andrade (1962) nasceu, vive e trabalha na capital de São Paulo. Atua como artista desde o final da década de 70 e se tornou um dos principais nomes da pintura e do campo artístico nacional. Além de participar do importante movimento artístico Casa7, o artista realizou mostras em renomadas instituições nacionais e internacionais.

Entre os trabalhos individuais recentes, destacam-se: Pinturas da era do absurdo, Galeria Millan, São Paulo (2020); Diálogo cromático, Galeria Simões de Assis, Curitiba, PR (2019); Pintura e Matéria (1983-2014), Estação Pinacoteca, São Paulo, SP (2017); Pinturas de Estrada, Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, SP (2013); Pinturas: Seleção 99-06, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, MG (2006); e Paredes da Caixa, Museu da Caixa Cultural, São Paulo, SP (2006).

Sua obra integra importantes coleções públicas, como do Museu de Arte de Brasília, Instituto Cultural Itaú, São Paulo; Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte; Museu de Arte Moderna de São Paulo; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea de Niterói, além de outras coleções particulares.

CURADORA – Professora de Estética no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação (1997), mestrado (2001) e doutorado em Filosofia (2011) pela Universidade de São Paulo (USP). Realiza estudos nas áreas de estética e artes visuais, com ênfase na pesquisa sobre a fundamentação da obra de arte desde a Modernidade.

EM CARTAZ –Apresentada na Sala 2, a mostra reúne 46 obras num significativo recorte da trajetória singular do artista. Um núcleo importante da exposição reúne as telas abstratas dos anos 2000, nas quais Rodrigo busca a redução da pintura a certo grau zero: formas geométricas feitas de massas de tinta que são diretamente aplicadas sobre a tela. Ao final da mostra, estão as produções mais recentes do artista, nas quais se percebe que as relações entre cor, matéria e imagem são intensificadas.

Serviço:

Visita mediada e oficina