Livro destaca importância do Paraná Fala Idiomas para as universidades estaduais

Pioneiro no Brasil, programa tem o objetivo de aprimorar a capacidade de comunicação científica e acadêmica em línguas estrangeiras como o inglês, francês e espanhol nos cursos de graduação e pós-graduação.
19/05/2021 - 12:20

O Governo do Estado lançou um livro sobre a trajetória do Programa Paraná Fala Idiomas e sua contribuição para o fortalecimento da internacionalização nas universidades estaduais. O lançamento foi nesta terça-feira (18). O programa tem o objetivo de aprimorar a capacidade de comunicação científica e acadêmica em línguas estrangeiras como o inglês, francês e espanhol nos cursos de graduação e pós-graduação.

Os cursos atendem exclusivamente a comunidade universitária (alunos, professores e agentes universitários) com turmas em diferentes níveis de conhecimento e específicos para áreas acadêmicas.

Criado em 2014, pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), o Paraná Fala Idiomas é uma política de Estado pioneira no Brasil.

“Somos referência nacional na difusão de línguas estrangeiras no ensino superior, formando profissionais cada vez mais preparados e apoiando o compartilhamento de estudos e pesquisas com as melhores universidades do mundo”, disse o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona. “O livro será histórico e deixará um legado de políticas públicas bem-sucedidas”.

PUBLICAÇÕES O livro, chamado “Paraná Fala Idiomas-Inglês: pesquisas, práticas e desafios de uma política linguística de Estado”, consiste em uma coletânea de textos escritos por professores, pesquisadores e estudantes que compartilham suas experiências a partir das ações no programa.

Para a coordenadora Estadual do Paraná Fala Idiomas, Eliane Segati Rios, além da formação em língua estrangeira, o programa contribui com o aumento das publicações internacionais e criação de novos programas de mobilidade internacional.

“A obra simboliza um instrumento de difusão e de reflexão sobre o papel fundamental do programa no desenvolvimento de uma sólida política linguística no Paraná. Nosso objetivo é inserir cada vez mais as universidades estaduais em um relevante contexto mundial, promovendo ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura que ultrapassem as barreiras geográficas”, afirmou.

A representante do comitê gestor do Paraná Fala Inglês e professora Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Larissa Giordani Schimitt, disse que no período de pandemia o programa se reinventou e manteve a qualidade dos cursos ofertados. “Conseguimos ampliar o alcance dos nossos cursos e criar novas estratégicas de inclusão mediante os desafios impostos. O nosso primeiro livro é um registro importantes das experiências e dos aprendizados ao longo de 7 anos", destacou.

HISTÓRICO – A primeira etapa do programa, executada em 2014, ofertou cursos preparatórios em inglês para o Test of English as a Foreign Language, exame que avalia o potencial individual de fala e compreensão do inglês em nível acadêmico.

Já a segunda fase surgiu após um acordo de cooperação firmado entre a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Languages Canada, promovendo ações internacionais de ensino, pesquisa e extensão.

Em 2019 a Superintendência lançou um plano estratégico chamado de Paraná Fala Línguas Estrangeiras, que expandiu a oferta de línguas estrangeiras para o francês e o espanhol.

Confira os sites das universidades para informações sobre inscrições e cursos ofertados pelo programa

UEL – pfiuel.wordpress.com

UEM – pfiuem.wixsite.com/pfiuem