Linha de ônibus direta entre Fazenda Rio Grande e Araucária já está funcionando

Operação começou nesta segunda-feira. Linha é uma conexão inédita para os moradores da região e cria uma alternativa que busca diminuir o número de usuários da linha F03 – Fazenda Direto.
11/04/2022 - 11:50

O Governo do Estado, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), implantou a linha I11 – Terminal Araucária/Terminal Fazenda Rio Grande, que começou a operar nesta segunda-feira (11), passando a fazer a conexão entre os dois municípios.

A medida atende uma demanda histórica para os moradores de Fazenda Rio Grande e Araucária. Trata-se de conexão inédita para os moradores da região e cria uma alternativa que busca diminuir o número de usuários da linha F03 – Fazenda Direto.

Partindo do Terminal de Fazenda Rio Grande, a nova linha segue pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) até o Campo do Santana, em Curitiba, passando pelo bairro do Caximba e conectando com Araucária pelo bairro Costeira. Depois, segue até o centro de Araucária tendo como ponto final o Terminal Central de Araucária.

"A implementação da nova linha entre Fazenda Rio Grande e Araucária é uma demonstração clara desta gestão em buscar ampliar e melhorar o atendimento para a população, em especial de Fazenda Rio Grande, onde temos enfrentado uma das maiores demandas do sistema metropolitano”, destacou o diretor-presidente da Comec, Gilson Santos.

Com tarifa de R$ 4,75 pelo Cartão Metrocard e de R$ 5,50 em dinheiro, a operação é realizada pelas empresas Leblon Transporte e Araucária. As partidas ocorrem nos horários de pico e apenas nos dias úteis.

ACOMPANHAR DEMANDA – Nestes primeiros dias de operação, a Comec, órgão do Governo do Estado que faz o gerenciamento do transporte metropolitano, acompanhará a demanda dos usuários. “A linha começou a operar nesta segunda-feira já com alguns passageiros e, a partir de agora, teremos o monitoramento da operação por parte dos fiscais para verificar a necessidade de ajustes, podendo inclusive receber reforço no atendimento", acrescentou Gilson Santos.

PESQUISA – A demanda por uma nova linha no trecho foi identificada por meio da pesquisa de origem e destino contratada pela Comec em 2021 e realizada pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos – Fepese.

“Com esse amplo e importante estudo que contratamos, quem ganha é a população, que passa a contar com novas opções e conexões. Outros estudos estão em andamento com base nos dados apresentados pela Fepese e em breve mais mudanças deverão ser anunciadas”, arrematou o diretor-presidente da Comec.

Confira horários de saída da nova linha

Saídas do Terminal de Araucária: 05h, 05h25, 05h55, 06h20, 06h45, 07h10, 07h40, 08h05 – 16h20, 16h45, 17h10, 17h40, 18h05, 18h30, 18h55 e 19h25.

Saídas do Terminal de Fazenda Rio Grande: 05h, 05h25, 05h50, 06h15, 06h45, 07h10, 07h35, 08h – 16h15, 16h45, 17h10, 17h35, 18h, 18h30, 18h55 e19h20.

Confira Itinerário

O trajeto será (ida e volta): Terminal Central de Araucária, Rua Pedro Druszcz, Rua Manoel Ribas, Rua Presidente Costa e Silva, Estrada Delegado Bruno de Almeida,  Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), Rua Carlos Eduardo Nichele, Terminal Velho Fazenda Rio Grande e Terminal Fazenda Rio Grande.