Ligação entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos será revitalizada pelo Governo do Estado

Serão instaladas terceiras faixas e recuperados pavimentos de trechos da PR-180 e PR-281. Objetivo é readequar as vias para o aumento do fluxo de veículos, dando mais segurança aos motoristas.
14/03/2024 - 21:10

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (14) a autorização para a licitação das obras de modernização das rodovias PR-180 e PR-281, entre os municípios de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, na região Sudoeste do Estado. O objetivo é dar mais segurança aos motoristas e atender ao aumento no fluxo de veículos da região.

A assinatura aconteceu durante a visita de Ratinho Junior à 31ª edição da Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Francisco Beltrão (Expobel). O evento reúne as principais empresas da região ligadas ao setores agroindustrial e comercial.

"Estamos autorizando aqui a licitação para contratar a empresa que vai modernizar esta importante ligação entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos. A estrada atual foi construída há mais de 30 anos e não suporta mais o atual fluxo de caminhões e veículos leves. O Sudoeste se desenvolveu muito e precisamos fazer esta melhoria para atender este movimento”, afirmou o governador.

A reforma prevê a recuperação do pavimento em todo o trecho, em uma extensão de 40,82 quilômetros de estradas, além da implementação de terceiras faixas em parte do percurso, ao longo de 9,1 quilômetros.

A estrada é uma importante conexão entre cidades da região Sudoeste com o Oeste, onde estão instaladas diversas empresas do agronegócio, ligadas principalmente à produção de alimentos.

“Este trajeto é uma artéria importante para o escoamento da produção da região, além de ser uma via fundamental para a ligação entre os produtores de grãos e os produtores de proteína animal do Paraná, que são alguns dos maiores do Brasil”, afirmou Ratinho Junior.

OBRAS – O objetivo da obra é modernizar a via para o fluxo atual de caminhões pesados que trafegam na região, somado ao aumento no movimento de veículos leves que se deslocam diariamente entre as cidades.

Por isso, além das terceiras faixas e do fortalecimento do pavimento, também serão implementados acostamentos e nova sinalização ao longo de todo o trecho, dando mais segurança a quem trafegar pelo trajeto.

“São intervenções que modernizam o trajeto, que melhoram a pista e contribuem para a mobilidade e para a logística, pois diminuem os custos de produção e, principalmente, para a segurança viária, salvando vidas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

A estimativa é que, após a licitação, a empresa vencedora elabore o projeto executivo da obra em até 180 dias e, com o projeto finalizado, execute a reforma em 540 dias.

SUDOESTE Esta é mais uma obra que compõe um pacote de intervenções do Governo do Estado para modernizar a infraestrutura viária da região Sudoeste do Paraná.

Outra via importante que vem recebendo investimentos do Estado é a PRC-280, que já teve um trecho de 60 quilômetros entre Palmas e General Carneiro revitalizado e entregue, mas com trâmites em andamento para novas obras até Pato Branco. O Governo também entregou o Contorno Noroeste de Francisco Beltrão.

A
O objetivo da obra é modernizar a via para o fluxo atual de caminhões pesados que trafegam na região. Foto: Ari Dias/AEN

EXPOBEL – Após o anúncio, o governador visitou os estandes da Expobel na companhia do prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana. Além das empresas expositoras, a feira também conta com uma programação cultural e de lazer. O evento começou no dia 9 de março e vai até domingo (17).

“É uma grande satisfação receber o governador aqui na nossa cidade, prestigiando um dos principais eventos da região e também fazendo este grande anúncio de uma das obras mais importantes e aguardadas de Francisco Beltrão”, disse o prefeito.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Planejamento, Guto Silva; os deputados estaduais Ademar Traiano, Adão Litro, Luis Corti, Wilmar Reichembach, Anibelli Neto e Luiz Fernando Guerra; o prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto; o prefeito de Pranchita, Eloir Lange; o presidente da Sociedade Rural de Francisco Beltrão, José Claudimar Borges; além de outras autoridades da região.