Juntas comerciais do Brasil se reúnem no Paraná para discutir inovações e ambiente de negócios

Encontro acontece em Curitiba tendo como anfitriã a Junta Comercial do Paraná. O foco será a troca de experiências, com ênfase no Registro Mercantil e na melhoria do ambiente de negócios nos estados e municípios.
Publicação
01/12/2022 - 16:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Marcos Rigoni, foi o anfitrião da abertura do 41º Encontro Nacional das Juntas Comerciais (Enaj), que iniciou nessa quarta-feira (30), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O evento recebe presidentes, secretários-gerais, procuradores e servidores das Juntas Comerciais de todo o País.

O foco do encontro será a troca de experiências, com ênfase no Registro Mercantil e na melhoria do ambiente de negócios nos estados e municípios, permitindo que os empreendedores tenham um ambiente digital simplificado, com facilidade de acesso à informação, agilidade, transparência e redução da burocracia.

“Nos próximos dias trataremos de assuntos relevantes e de interesse para nossas Juntas Comerciais e para aqueles que fazem uso de nossos serviços. As 27 Juntas vão discutir a melhoria do ambiente de negócios do País”, afirmou Rigoni.

O encontro segue até esta sexta-feira (02) e é organizado pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju). “Todos que usam o serviço da Junta sabem o quanto evoluímos nos últimos quatro anos. Saímos da era do papel para nos transformarmos na Junta 100% Digital”, disse Rigoni. “Hoje é possível abrir e encerrar uma empresa de qualquer lugar do mundo, em minutos”.

O evento também é uma comemoração dos 130 anos da Jucepar, um dos órgãos mais importantes do Paraná. A escolha da Jucepar como anfitriã não foi por acaso. Desde 1892, muitas memórias cercam sua história e atualmente a entidade é referência nacional no registro e legalização de empresas.

Em outubro, por exemplo, reduziu mais uma vez o tempo médio para a abertura de empresas, colaborando com o bom ambiente de investimentos do setor privado. Foram necessárias, em média, apenas 14 horas para a criação de um empreendimento no Estado – o menor tempo da história.

O secretário estadual da Administração e da Previdência, Elisandro Pires Frigo, destacou o papel importante das juntas e dos empresários durante a pandemia e, agora, na recuperação econômica. “Vocês mantiveram a esperança dos empreendedores”, disse.

Para ele, se não fosse isso, os serviços públicos, tão requisitados, não estariam em pé. E reforça que as arrecadações e doações de empresas foram fundamentais para que vidas fossem salvas.

INOVAÇÃO – De acordo com a presidente da Fenaju, Alzenir Porto, o objetivo desses encontros é buscar um ambiente sem burocracia e sem amarras para o empresário. “Ajudando o empresário, estaremos trazendo para o país uma economia forte, com muitos empregos e oportunidades. Nada está tão bom que não possa melhorar”, afirmou.

Ela completa que a palavra de ordem hoje é inovação, e a Fenaju tem feito missões internacionais para buscar mais desenvolvimento tecnológico. Alzenir lembra também da importância da continuidade, agora que haverá a transição de governos, para que os próximos gestores não recomecem os trabalhos, mas prossigam o que está em andamento.

“Precisamos aproveitar o que várias cabeças fizeram, com ideias incríveis. Quem deve receber o mérito é a população, é a pessoa que utiliza o nosso trabalho, só assim vamos conseguir mudar o ambiente em que vivemos hoje”, reforçou.

“É um privilégio estar em um evento que promove a integração que precisamos no Brasil”, acrescentou o presidente do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), Allan Nascimento Turano.

ABERTURA – A abertura do evento contou com a participação do Grupo Folclórico Ucraniano Barvinok, da Banda da Polícia Militar do Paraná e do músico sanfoneiro Bruno Scandalli.

HOMENAGEADOS – A Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) aproveitou a oportunidade para homenagear o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, o vice-presidente Sebastião Motta, e a vice-presidente da Fenaju e presidente da Junta Comercial do Pará, Cilene Sabino, pelos serviços prestados. A Jucepar, por sua vez, prestou homenagem à presidente da Fenaju, Alzenir Porto, também pela condução da autarquia.

GALERIA DE IMAGENS