Jogos Escolares definem campeões da fase regional 2; Macrorregional será em junho

Na etapa concluída nesta semana, equipes de 658 colégios estaduais e municipais e de 119 escolas particulares disputaram oito modalidades. Somando as fases anteriores (Regional 1 e Curitiba), os Jeps reuniram cerca de 64,5 mil atletas, um aumento de 10% em relação a 2023. Até agora, 32 cidades sediaram os jogos em 2024.
23/05/2024 - 15:00

Mais de 30 mil crianças e jovens, de 12 a 17 anos, participaram da fase Regional 2 dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps). As competições aconteceram em 16 municípios e foram concluídas nesta quarta-feira (22), com a definição dos vencedores. A próxima fase é Macrorregional, que acontece entre 11 a 16 de junho.

Na etapa concluída nesta semana, equipes de 658 colégios estaduais e municipais e de 119 escolas particulares disputaram oito modalidades: vôlei, basquete, handebol, futsal, futsal paradesportivo, xadrez, tênis de mesa e atletismo. Foram sedes as cidades de Rio Negro, Jandaia do Sul, Barbosa Ferraz, Capitão Leônidas Marques, Tuneiras do Oeste, Assaí, Nova Esperança do Sudoeste, Boa Esperança, Irati, Jardim Alegre, Quedas do Iguaçu, Santa Cruz de Monte Castelo, Sertanópolis, Imbituva, Nova Tebas e Sengés.

Somando as fases anteriores (Regional 1 e Curitiba), os Jeps reuniram cerca de 64,5 mil atletas, um aumento de 10% em relação a 2023. Até agora, 32 cidades sediaram os jogos da edição 2024.

Um dos mais tradicionais eventos esportivos promovidos pelo Governo do Estado, os Jeps reúnem alunos de escolas estaduais, municipais e particulares. A competição é realizada pela Secretaria do Esporte (SEES), em parceria com a Secretaria da Educação, municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar.

"Quando aumenta o número de participantes aumenta também a responsabilidade, pois são mais crianças e jovens se deslocando para participar dos jogos. Mas o importante é saber que eles estão tendo a oportunidade de praticar esporte, de definir uma modalidade, se empenhar e competir", afirma Márcia Tomadon, coordenadora dos Jeps.

RESULTADOS – É possível consultar boletins, grupamentos, programações, resultados da modalidades coletivas e individuais, súmulas e classificações acessando o documento oficial dos jogos AQUI.

Confira as próximas etapas:

Fase Macrorregional – 11 a 16 de junho – Campo Largo, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Assis Chateaubriand, Astorga, Nova Esperança, Apucarana e Cambará

Fase Final (12 a 14 anos) – 12 a 20 de julho – Campo Mourão

Fase Final (15 a 17 anos) – 2 a 10 de agosto – Pato Branco

SETE DÉCADAS – A edição 2024 marca o aniversário de 70 anos dos Jogos Escolares do Paraná. A primeira foi no início dos anos 1950, com o nome Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), realizada apenas em Curitiba. Participaram 52 instituições de ensino, ginasiais e colegiais. Em 1975, já abrangendo o Interior do Estado, a competição passou a ser denominada Jogos Escolares do Paraná.