Itaperuçu recebe programa de castração gratuita de cães e gatos a partir desta terça

O primeiro ciclo, que envolveu o investimento de R$ 2,4 milhões, será finalizado na segunda quinzena de junho com o atendimento de 45 cidades.
31/05/2021 - 18:50

O CastraPet, Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, estará em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, a partir desta terça-feira (1º), até 12 de junho, para a castração de 553 animais. Com mais esta ação, a equipe do CastraPet completa 44 municípios beneficiados.

Este ciclo, com 15 mil castrações, encerra na segunda quinzena desse mês, em São José dos Pinhais.

As famílias tutoras dos animais recebem a medicação para o pós-operatório, sem nenhum custo, e toda a orientação para garantir o bem-estar do animal.

Cães adultos deverão estar em jejum de oito horas – de água e comida – e os filhotes de quatro horas. Para os gatos o jejum é de seis horas, apenas para alimentos. Neste caso (para os gatinhos), é permitido dar água. Os animais deverão estar limpos e alojados em locais confortáveis e ventilados.

Apenas um tutor por animal deve comparecer ao local de castração e não é permitida a presença de crianças. Deverão ser mantidas todas as orientações de prevenção ao coronavírus, como o distanciamento, uso de máscara e higienização constante das mãos.

Em Itaperuçu, a Unidade Móvel de Castração estará na Avenida Crispin Furquim de Siqueira, 1.800, Barracão da Secretaria de Obras.

PROGRAMA – O CastraPet, iniciativa inédita no Brasil, é executado com recursos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, por meio do Fundo Estadual de Meio Ambiente e emendas parlamentares em alguns municípios, além do apoio das prefeituras. O primeiro ciclo envolveu o investimento de R$ 2,4 milhões e será finalizado com o atendimento de 45 municípios.

O recurso e equipes de veterinários são disponibilizados pelo Estado para atender prefeituras, população de baixa renda, protetores e ONGs, conforme critério e cadastro municipal. No segundo ciclo serão contemplados 69 municípios e investidos R$ 2,5 milhões, com três unidades moveis de castração. O processo de licitação já está concluído.

CastraPet em Itaperuçu

Data:  01 a 12/06
Horário: das 8h às 17h
Local: Avenida Crispim Furquim de Siqueira, 1800 – Barracão da Secretaria Municipal de Obras