Ipem-PR certifica veículo do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso

O veículo será destinado ao transporte de querosene, usado no abastecimento dos helicópteros que são utilizados no combate a incêndios.
Publicação
24/08/2021 - 16:10

Confira o áudio desta notícia

A Regional do Ipem-PR em Maringá fez nesta segunda-feira (23) a verificação inicial do veículo-tanque rodoviário pertencente ao Corpo de Bombeiros do Mato Grosso. Ele será destinado ao transporte de querosene, usado no abastecimento dos helicópteros que são utilizados no combate a incêndios.

O equipamento foi produzido especialmente por uma empresa de Sarandi, no Norte do Estado. Como é destinado ao transporte de combustíveis líquidos, há a obrigatoriedade legal de realizar a verificação inicial e, depois, as verificações periódicas a cada dois anos e, ainda, a eventual, em caso de dano no equipamento após o reparo.

A verificação é feita para atestar a capacidade volumétrica do tanque utilizado no transporte de carga líquida. A integridade da informação é estabelecida com o Certificado de Verificação emitido pelos órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). No Paraná é o Ipem-PR que atesta a capacidade do tanque que vai transportar o combustível. A certificação tem caráter obrigatório, segundo normas do Contran e Inmetro.

GALERIA DE IMAGENS