Investimentos em desenvolvimento urbano nos municípios da RMC alcançam R$ 402 milhões

Entre as obras executadas, as principais são pavimentação de vias urbanas e recapeamento, com investimentos superiores a R$ 323 milhões.
09/06/2021 - 08:50

O Governo do Paraná liberou R$ 402 milhões para os 23 municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) desde o início de 2019. Os recursos, do Tesouro do Estado e de operações de crédito, foram autorizados pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e viabilizaram 288 ações.

“A diretriz do governador Carlos Massa Ratinho Junior é para que o atendimento aconteça com foco nas pessoas, sem qualquer exclusão. Assim, orientamos o nosso trabalho para que o desenvolvimento urbano beneficie todos os municípios”, assegurou o secretário João Carlos Ortega.

Entre as obras executadas, as principais são pavimentação de vias urbanas e recapeamento, com investimentos superiores a R$ 323 milhões. Foram destinados, ainda, R$ 33,7 milhões para a pavimentação de estradas vicinais.

Apenas para Pinhais foram R$ 9,3 milhões em financiamentos, recursos usados para a aquisição de equipamentos rodoviários e a construção de 50 quilômetros de calçadas novas. Para Araucária, além de pavimentações em andamento, foram anunciados mais R$ 11,8 milhões para as requalificações asfálticas na Rua Pedro Zielinski e Rua Maria Luíza Freitas, até o limite com Mandirituba, também na Região Metropolitana.

São José dos Pinhais executa a pavimentação da Avenida Rui Barbosa e da Rua Florentino Suchla, entre outras. Há obras em bairros populosos e eixos viários principais de Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Campo Magro, Colombo, Tunas do Paraná e Quatro Barras.

Foram viabilizadas, da mesma forma, a implantação de 14 unidades Meu Campinho, sistemas de iluminação pública e calçadas, além da construção de creches, escola, quadra de esporte, cobertura de quadra e reforma de Terminal Rodoviário. Em Piraquara, por exemplo, estão em obras duas unidades do Meu Campinho, já próximos da conclusão.

Também estão incluídas as aquisições de terreno para infraestrutura, de automóveis, pick-ups, caminhões, micro-ônibus, ambulância, máquinas, equipamentos rodoviários e equipamentos hospitalares. E, ainda, foram adquiridos serviços para a elaboração de Plano de Mobilidade Urbana e para Revisão de Plano Diretor Municipal (PDM), fundamentais para o planejamento integrado das ações futuras desses municípios.