Investimento no Hemonúcleo de Ponta Grossa dobra média diária de doações de sangue na região

Estado investiu R$ 1 milhão na reforma e ampliação da unidade. O Hemonúcleo é responsável pela distribuição de sangue para 17 serviços hospitalares da região.
25/11/2022 - 17:40

A Secretaria estadual da Saúde finalizou a reforma e ampliação do Hemonúcleo Regional de Ponta Grossa. O investimento, de mais de R$ 1 milhão possibilitou aumentar no número de doações de sangue para atendimento à região dos Campos Gerais.

Com as adequações de espaço físico e aquisições de novos equipamentos e mobiliários, a média de atendimentos dobrou, passando 40 para 80 doações por dia. Cada doação pode ajudar e beneficiar até quatro pessoas. Em 2021, a unidade atendeu 11,9 mil doadores, produzindo mais de 28 mil hemocomponentes.

“Este Hemonúcleo é a única unidade de coleta de sangue em toda a região dos Campos Gerais. A estrutura demandava ajustes e, por isso, destinamos recursos próprios e garantimos a ampliação no espaço físico para um melhor atendimento dos doadores e de toda a logística envolvida com o armazenamento e distribuição das bolsas de sangue”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Dentre as modificações realizadas na estrutura, as principais incluem a adequação do setor de produção, estoque e laboratório. Na região dos Campos Gerais, o Hemonúcleo é responsável pela distribuição de sangue para 17 serviços hospitalares.

A obra iniciou em dezembro de 2019 e foi entregue no segundo semestre deste ano. Nesta sexta-feira (25), em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, o diretor-executivo da Sesa, César Neves, inaugurou oficialmente o novo espaço.

“Mesmo após alguns entraves que enfrentamos com a pandemia da Covid-19, conseguimos entregar essa obra tão importante e fundamental para a saúde de Ponta Grossa e região. Esperamos que muitas vidas possam ser salvas com as doações que serão captadas nesta unidade”, explicou.

ATENDIMENTO – A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt, ressaltou a importância da obra e da equipe que atua na unidade. “Após todo esse período instalados no pronto socorro, agora o Hemonúcleo tem uma casa nova, reformada, resultado de investimento do Governo do Estado”, afirmou.

O Hemonúcleo conta com 49 profissionais, que realizam atendimentos das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mediante procura direta e agendamentos. Os doadores podem agendar as doações pelo site da Secretaria estadual da Saúde, pelo telefone e WhatsApp (42) 3223-1616, ou diretamente na unidade, no endereço: Rua General Osório, 427 - Centro - Ponta Grossa.

PRESENÇAS – Participaram do evento de inauguração, a diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Liana Labres de Souza; o diretor da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, Robson Xavier da Silva; a diretora do Hemonúcleo de Ponta Grossa, Fabíola Viol Tonon Alves; a presidente da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa, Juliane Dorosxi Stefanczak; e servidores da 3ª Regional e doadores homenageados.