Interior do Paraná é destaque nacional com duas iniciativas inovadoras de empreendedorismo

Entre as finalistas do Prêmio Cidades Empreendedoras, Apucarana conquistou o 2º lugar na categoria entre 100 mil e 285 mil habitantes, com o Programa Economia Solidária e Empreendedorismo Feminino. Guaíra ficou na mesma posição na categoria até 50 mil habitantes, com o projeto Desburocratizando o Desenvolvimento.
28/03/2023 - 18:10

Dois municípios do Interior do Paraná estão entre os destaques do Prêmio Cidades Empreendedoras, promovido pelo governo federal, que selecionou iniciativas que promovem a competitividade empresarial e contribuem para o crescimento econômico das cidades. O resultado foi divulgado durante uma premiação realizada nesta segunda-feira (27), na sede da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília. Foram 479 projetos inscritos, de municípios de todo o Brasil.

Apucarana, no Vale do Ivaí, conquistou o 2º lugar na categoria de cidades com população entre 100 mil e 285 mil habitantes com o Programa Economia Solidária e Empreendedorismo Feminino, e Guaíra, na região Oeste, ficou na mesma posição, na categoria de municípios com até 50 mil habitantes, com o projeto Desburocratizando o Desenvolvimento.

No mesmo dia da premiação, o Enap também divulgou um relatório apontando que seis cidades paranaenses estão entre as 50 com melhores condições para empreender em todo o Brasil em 2023. A primeira a aparecer na lista é Curitiba, em 7º lugar, seguida por Maringá (20º), Londrina (23º), São José dos Pinhais (26º), Cascavel (30º) e Ponta Grossa (50º).

Denominado Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), o ranking existe desde 2014 e leva em consideração sete indicadores, chamados no estudo de determinantes: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso à Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora.

INICIATIVAS PREMIADAS – Um dos projetos ganhadores foi o Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, desenvolvido pela Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, com apoio da Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego. O programa atende 1,3 mil mulheres, oferecendo capacitações gratuitas e disponibilizando espaços públicos de uso compartilhado nas áreas de artesanato, gastronomia, agricultura orgânica e produção de hortifruti, entre outros.

Segundo o prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior, a ideia surgiu como uma tentativa de diminuir os casos de violência doméstica contra mulheres. "Uma das coisas que faz a mulher permanecer em uma situação de violência é a falta de independência financeira. O programa visa garantir uma forma de gerar renda para essas mulheres”, disse.

Até o momento, a iniciativa contribuiu para uma injeção de aproximadamente de R$ 1,3 milhão na economia local. "Para nós é um motivo de muita satisfação sermos uma das três escolhidas do Prêmio Cidades Empreendedoras. É uma alegria muito grande ver uma iniciativa de uma cidade do interior do Paraná ganhando reconhecimento nacional", destacou Junior.

O outro finalista paranaense é o projeto Guaíra Desburocratizando o Desenvolvimento, criado em 2021 com o objetivo de tornar o município um ambiente favorável para negócios a partir da gestão pública. O programa centraliza serviços num único ambiente, para evitar que o munícipe tenha que se deslocar entre vários órgãos públicos para ter sua demanda atendida.

O espaço abrange a sala e o banco do empreendedor; uma agência do Sistema Nacional de Emprego (SINE), com a divulgação das vagas de emprego disponíveis e intermediação de trabalhadores e empregadores; diretorias de tributação, fiscalização e pesca; a Nota do Produtor Rural, com assuntos relacionados aos agricultores e ao Incra; e espaço para elaboração de protocolos, entre outros.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego do município, Adriano Cezar Richter, o projeto foi criado com o objetivo de atrair mais investimentos locais. “Um dos principais objetivos do governo atual é proporcionar a simplificação e desburocratização no ambiente econômico, e fazer com que esse ambiente seja propício para atrair novos investimentos para o município”, destacou.

PREMIAÇÃO – Esta é a primeira edição do prêmio, realizado por meio de parceria entre a Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a ENAP. Concorreram à premiação 479 projetos, sendo 331 de prefeituras, 96 de instituições públicas e 52 de organizações não-governamentais de 23 estados brasileiros. Os vencedores nas três categorias foram as cidades de Itabira, em Minas Gerais, Indaial e Luzerna, ambas em Santa Catarina.