Instituto Água e Terra emite licenças para construção de seis novos trapiches em Paranaguá

Investimento é de R$ 14,6 milhões, com recursos da Portos do Paraná, compensação exigida pelo Ibama para autorizar a dragagem de aprofundamento dos portos paranaenses. Serão beneficiadas seis comunidades de Paranaguá.
07/03/2023 - 17:00

O Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), concluiu nesta terça-feira (7) as licenças ambientais que permitirão a construção de seis novos trapiches em Paranaguá, no Litoral. O investimento é de R$ 14,6 milhões, com recursos da empresa pública Portos do Paraná, uma compensação exigida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para autorizar a dragagem de aprofundamento dos portos paranaenses.

Serão beneficiadas as comunidades do Amparo, Piaçaguera, Ilha do Teixeira, Eufrasina, Europinha e Vila Maciel. “Buscamos, com isso, atender àquelas pessoas que moram em ilhas, que precisam do barco para se locomover, seja por motivos de saúde, segurança ou para ir ao trabalho”, afirmou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza. “Sem contar o componente da fiscalização, facilitando o acesso dos nossos técnicos a essas comunidades”.

Trapiches são espécies de pontes ou passarelas, normalmente de madeira, que fazem a ligação do mar com a areia. A estrutura evita que os barcos encalhem porque evitam que se aproximem das margens com menos profundidade. Também garantem mais segurança aos pedestres.

Prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque destacou que os novos trapiches encorparam a série de ações conduzidas pelo Governo do Estado para o desenvolvimento do Litoral. “Temos de fato um governo que faz muito pelo Litoral e por Paranaguá. Quem ganha com isso são as pessoas que vivem o nosso dia a dia, que vivem nas ilhas e que ganharão mais comodidade para sair trabalhar, pescar e voltar com segurança”, disse. Ele citou a restauração da Orla de Matinhos e a Ponte de Guaratuba como dois outros projetos emblemáticos desta gestão para a região.

COMPENSAÇÃO – A construção dos trapiches faz parte do programa de compensação da atividade pesqueira e é um requisito da Licença Ambiental 1.144/2016, emitida pelo Ibama para autorizar a dragagem de aprofundamento dos portos de Paranaguá e Antonina. A intenção é minimizar os possíveis danos da atividade portuária nas comunidades afetadas.

Os projetos foram validados por uma comissão formada por representantes de diversos órgãos operacionais e ambientais, incluindo Portos do Paraná, Ibama, IAT, governo federal, Ministério Público Estadual, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e prefeituras.

“Estamos cumprindo a missão que nos foi dada pelo governador Ratinho Junior, de desenvolver o turismo no Litoral. Esses trapiches serão a vitrine, a porta de entrada dessas comunidades para os visitantes”, afirmou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.