Inscrições para o Prêmio Queijos do Paraná terminam nesta sexta-feira

Serão premiados os queijos de 19 categorias. A avaliação e a premiação ocorrerão em cerimônia no dia 1º de junho (Dia Internacional do Leite), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
Publicação
27/03/2023 - 17:30

Confira o áudio desta notícia

As inscrições para o Prêmio Queijos do Paraná terminam na próxima sexta-feira (31). A premiação foi lançada em agosto do ano passado com o objetivo de valorizar os derivados lácteos produzidos no Estado. Serão premiados os queijos de 19 categorias. A avaliação e a premiação ocorrerão em cerimônia no dia 1º de junho (Dia Internacional do Leite), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

O Prêmio Queijos do Paraná é idealizado e promovido por um comitê gestor formado por IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater), Sistema Faep/Senar-PR, Sebrae-PR e Sindileite-PR. Outras 28 instituições apoiam a iniciativa, incluindo órgãos públicos, associações e universidades públicas e privadas.

Para melhorar a qualidade dos queijos e derivados, o IDR-Paraná promoveu uma série de cursos de capacitação, preparando os produtores e agroindústrias interessados em participar do prêmio. Desde agosto do ano passado, os técnicos do Instituto vêm reunindo queijeiros de todo o Estado, em diversos eventos, para informá-los sobre a produção de queijos frescos e técnicas de maturação.

Além dos cursos, os queijeiros da Região Metropolitana de Curitiba também tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de queijarias de outros estados. Recentemente um grupo de paranaenses foi até Minas Gerais para ver a produção do queijo Serra da Canastra, o mais famoso do Brasil. Mais de 290 agroindústrias e produtores de todo o Paraná já passaram por essa capacitação.

Os queijos que participarem da premiação serão avaliados por uma banca especializada e receberão uma pontuação conforme critérios pré-estabelecidos. Os produtos que obtiverem 18 pontos ou mais serão condecorados com a medalha de ouro. Para receber medalha de prata, é preciso fazer pelo menos 16 pontos. O produtor que fizer 14 pontos ficará com o bronze. A comissão julgadora pode, ainda, indicar os melhores queijos à seleção final, tendo a possibilidade de serem reconhecidos com a medalha super ouro.

CERTIFICADO DE QUALIDADE – Os medalhistas poderão usar a condecoração como selos na embalagem de seu produto, referendando que se trata de um queijo premiado. Os vencedores também receberão outros prêmios, que vão desde consultoria de gestão e de design de embalagem até treinamentos voltados ao processo de produção. Todos os participantes receberão um relatório técnico, com apontamentos a respeito do seu produto.

Das 19 categorias estabelecidas pelo prêmio, 12 são voltadas a variedades produzidas a partir de leite de vaca; duas de leite de cabra; duas de leite de ovelha; duas de leite de búfala e uma categoria para criações, como queijos aromatizados ou condimentados. Um dos pré-requisitos é que os queijos participantes – artesanais e industriais – tenham sido produzidos no Paraná. O regulamento e a ficha de inscrição no prêmio podem ser acessados no site www.idrparana.pr.gov.br.

PRODUTORES – O Estado tem mais de 50 mil produtores paranaenses dedicados à atividade leiteira, com a produção diária de 12 milhões de litros de leite. Deste total, 5 milhões são destinados à fabricação de queijos. Com isso, o leite é o quarto produto agropecuário do Paraná em Valor Bruto de Produção (VBP), movimentando R$ 9 bilhões ao ano. A produção de queijos agrega valor à matéria-prima, incrementando a geração de renda de produtores rurais e da agroindústria.

Carla e Antonio Gualano produzem queijos artesanais há cerca de seis anos. A queijaria do casal está localizada no Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Dali saem 11 tipos diferentes de queijo, entre eles o colonial, o porungo e o parmesão. O casal já está preparando os produtos para serem submetidos ao julgamento da comissão do Prêmio Queijos do Paraná.

Carla lembra que o caminho para a legalização da queijaria passou por um curso de aperfeiçoamento oferecido pelo Senar. A partir daí a produção obteve mais destaque e procura pelos consumidores. “Antes o mercado tinha uma visão mais voltada para produtos industrializados. Hoje em dia o consumidor quer um produto artesanal, da agricultura familiar. É esta valorização que percebemos dos consumidores que passam pelo Caminho do Vinho”, diz.

A produtora acrescentou que espera que a premiação dê mais destaque para a produção de queijos paranaenses no mercado regional e também nacional.

Serviço:

Inscrições: até 31 de março (sexta-feira)

Premiação: 1º de junho

Regulamento e inscrições AQUI

GALERIA DE IMAGENS