Inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética terminam nesta sexta-feira

Através de desafios e provas, a Olimpíada pretende levar informações sobre o uso correto da energia elétrica e contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes.
19/10/2022 - 11:52

As inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022) encerram nesta sexta-feira (21), no site oficial do evento. Professores e estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país podem se inscrever, por meio de suas instituições de ensino.

O evento é organizado através do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel, em parceria com as principais concessionárias de energia elétrica do país, entre elas a Copel. Tanto o cadastro quanto a participação são gratuitas, e a expectativa da organização é reunir mais de 180 mil inscritos de 500 municípios.

O período de formação dos professores através da plataforma digital será até o dia 23 de outubro e inclui a multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização de provas que permitirão a aferição do aprendizado.

Todas as etapas acontecerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e off-line, incluindo provas em braile.

O curso direcionado aos estudantes será composto por três módulos, que contemplarão assuntos como: Introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.

Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.

GAMES E CONHECIMENTO - Os materiais dirigidos aos estudantes são baseados no conceito de “gamificação”, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, serão utilizadas técnicas de simulações e ludicidade.