Inmetro reconhece padrões de excelência nos laboratórios de análises da Sanepar

Feita nos laboratórios de Curitiba e Londrina, auditoria atesta que os processos de análises de água e de esgoto são feitos de forma precisa e confiável.
Publicação
18/02/2022 - 11:02
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os laboratórios de análises da Sanepar em Curitiba e Londrina foram novamente reconhecidos pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) de que seus processos de análises de água e de esgoto são executados de forma precisa e de acordo com padrões de excelência definidos pela norma ISO/IEC 17.025:2017, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Esta norma é exclusiva para laboratórios de ensaio e calibração.

A reavaliação de acreditação foi feita na semana passada nesses dois laboratórios, sendo que os de Cascavel e Maringá também tiveram a certificação confirmada recentemente. Em Londrina, o escopo da acreditação refere-se às análises de 10 parâmetros físico-químico e microbiologia. Em Curitiba, o certificado mantido abrange 81 parâmetros.

EXATIDÃO - São poucas as companhias de saneamento estaduais, municipais ou privadas acreditadas atualmente pelo Inmetro. A Sanepar tem quatro dos cerca de 20 laboratórios brasileiros com esta certificação. “A acreditação do laboratório confere exatidão e precisão aos resultados analíticos permitindo o atendimento com excelência de requisitos internos e externos”, afirma o diretor de Operações, Sérgio Wippel.

Ele explica que a equipe vem trabalhando há vários anos em todo o estado para este reconhecimento. O primeiro certificado de acreditação foi emitido em fevereiro de 2021.

GALERIA DE IMAGENS