Já estão à venda a partir desta segunda-feira (19) os ingressos para o concerto comemorativo dos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). A apresentação da grandiosa “Sinfonia da Ressurreição”, de Gustav Mahler, será nos dias 28 e 29 de maio e 1º de junho (quarta e quinta, às 20h30 e, no domingo, às 10h30), sob regência do maestro titular Roberto Tibiriçá.
Os ingressos estão disponíveis no DiskIngressos por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). A classificação indicativa para as duas primeiras noites é de 12 anos e, no domingo, de 7 anos.
Além dos 73 músicos da orquestra, o espetáculo terá a participação da soprano Gabriela Pacce, da mezzo Ana Luiza Beneditti e de um coro especialmente formado para a ocasião, com cerca de 80 artistas. A obra “Sinfonia da Ressurreição” é considerada uma das mais emocionantes e monumentais da música sinfônica, marcando em grande estilo o início das celebrações pelas quatro décadas da orquestra.
“Este concerto tem um significado muito importante porque mostra justamente a evolução da orquestra nos últimos três anos dentro dessa administração. Me sinto muito honrado de estar participando dessas comemorações com uma obra icônica do repertório universal, que é a 2ª Sinfonia de Mahler. Essa sinfonia fala de ressurreição, de resiliência, de renovação e de uma grande esperança. Esses são os meus votos para que a Orquestra Sinfônica do Paraná, para que continue sua trajetória de glórias e importância no cenário musical”, afirma Tibiriçá.
A comemoração dos 40 anos da OSP está sendo marcada por uma série de apresentações ao longo de 2025. A primeira ocorreu em fevereiro, com o concerto "Mostly Mozart", da série “OSP no Museu Niemeyer”. As apresentações no MON acontecem ao longo do ano, sempre aos sábados. As próximas serão nos dias 5 de julho, 6 de setembro, 8 de novembro e 6 de dezembro.
A tradicional Série Ouro também faz parte da celebração. A segunda apresentação da série ocorre nos próximos dias 12 e 15 de junho, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), e é dedicada a obras do compositor alemão Richard Wagner, como “Os mestres cantores”, "Prelúdio e morte de amor" e a "Sinfonia número 4" do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski.
REPORTAGENS ESPECIAIS – O aniversário da Orquestra Sinfônica do Paraná também é tema de cobertura especial da Agência Estadual de Notícias (AEN). A partir desta quarta-feira (21), será publicada uma série de reportagens que relembram a trajetória da Orquestra, seus bastidores, maestros, repertórios e momentos marcantes – e curiosos – de sua história. As matérias estarão disponíveis no site da Agência e também na página do Teatro.
OSP – Desde sua fundação, em 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) vem construindo uma trajetória marcada pelo talento e dedicação à música, se consolidando como a primeira e maior orquestra pública do Paraná.
Iniciou suas atividades com 61 músicos selecionados por concurso nacional e sob a batuta do maestro Alceo Bocchino, seu primeiro maestro titular, e Osvaldo Colarusso, maestro assistente.
Ao longo de quatro décadas, o grupo cresceu – hoje tem 73 músicos – e ampliou seu repertório alcançando um vasto acervo de aproximadamente 900 obras de 250 compositores, incluindo grandes nomes da música, como Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Henrique Morozowicz.
Com mais de 1.000 apresentações dentro e fora do Paraná, a OSP tem um histórico de colaborações com outros corpos artísticos do Teatro Guaíra, incluindo memoráveis montagens de ballets como “O Quebra-Nozes” e “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, e óperas como “Carmen”, “La Traviata”, “Fausto” e “Aída”.
Ao longo dos anos, a OSP foi conduzida por importantes maestros, como Jamil Maluf, Alessandro Sangiorgi, Osvaldo Ferreira, Stefan Geiger e Roberto Duarte. Atualmente, tem como regente titular Roberto Tibiriçá, ocupante da cadeira número 5 da Academia Brasileira de Música.
“A Orquestra Sinfônica do Paraná está entre as melhores do país, e me sinto honrado por estar à sua frente neste momento em que o Teatro Guaíra celebra seus 140 anos”, afirma Tibiriçá.
Um dos diferenciais da OSP é a realização de ensaios no palco do Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, onde ocorrem a maioria de suas apresentações. Essa característica facilita o trabalho dos músicos que podem compreender de antemão como será a sonoridade no momento da apresentação.
ROBERTO TIBIRIÇÁ – A Orquestra Sinfônica do Paraná segue sob a batuta do maestro Roberto Tibiriçá, regente titular desde 2022. Com uma carreira consolidada no Brasil e no Exterior, Tibiriçá já esteve à frente de importantes orquestras, incluindo a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
Recebeu prêmios como o Carlos Gomes de Melhor Regente Sinfônico e a Ordem do Ipiranga, a mais alta honraria do Estado de São Paulo. Em 2024, foi agraciado com o título de Notório Saber pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tornando-se Doutor em Música.
Serviço:
Concerto de Aniversário de 40 Anos da OSP
Programa: “Sinfonia da Ressurreição”, de Gustav Mahler
28 de maio (quarta-feira), às 20h30
29 de maio (quinta-feira), às 20h30
1 de junho (domingo), às 10h30
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) - R. Conselheiro Laurindo, 175, Centro, Curitiba
Tempo de duração do espetáculo: 1h20min
Classificação: 28 e 29 de maio - 12 anos / 1 de junho - 7 anos
Vendas: DiskIngressos