Idoso.PR leva à população de melhor idade acesso à tecnologia e smartphones

Com o tema “Conectando Cultura e Tecnologia”, o Governo do Estado promoveu nesta quinta-feira (15) o evento Idoso.PR, em celebração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso. Compareceram à cerimônia mais de 300 pessoas de 42 municípios.
16/12/2022 - 15:00

Com o tema “Conectando Cultura e Tecnologia”, o Governo do Estado promoveu nesta quinta-feira (15) o evento Idoso.PR, em celebração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso. Houve apresentação de balé, peça de teatro, debates sobre assuntos relevantes para esse público e um mini-workshop sobre o uso de smartphones.

Compareceram à cerimônia mais de 300 pessoas de 42 municípios, entre população idosa, conselheiros municipais e estaduais dos direitos dos idosos, secretários municipais, vice-prefeitos e organizações da sociedade civil (OSCs). O evento também foi transmitido pelo YouTube. Assista AQUI.

O evento foi uma iniciativa do Departamento de Políticas para a Pessoa Idosa da Sejuf, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi-PR) e a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), com apoio do Teatro Guaíra, que cedeu o pequeno auditório, o Guairinha, para a celebração.

A primeira parte do evento foi dedicada a uma demonstração, em formato de mini workshop, do curso de smartphones para idosos, uma parceria da Celepar com a Sejuf que vem promovendo a inclusão de muitos paranaenses às tecnologias digitais.

De acordo com Leandro Moura, diretor-presidente da Celepar, a iniciativa já atendeu 13 mil pessoas idosas em 80 municípios, o que rendeu a Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022. “A nossa intenção é ajudar que todos consigam compartilhar, se inserir dentro da tecnologia. Passamos por um momento difícil de pandemia, no qual essas ferramentas ajudaram as pessoas a se conectarem com os seus filhos, com seus netos, diminuindo o distanciamento. Queremos atingir cada vez mais pessoas idosas e chegar aos 399 municípios do nosso Estado”, disse.

A chefe do Departamento de Políticas da Pessoa Idosa, Adriana Oliveira, destacou que o Paraná será o primeiro estado a receber a certificação de Estado Amigo da Pessoa Idosa. “Esse é o protagonismo da pessoa idosa no Paraná, somos o único com conselhos municipais em todas as 399 cidades, que contam com participação ativa do público idoso. Estamos trabalhando por uma sociedade para todas as idades”, afirmou. Ela é presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.

O Paraná já é destaque nessa área. Das 29 cidades brasileiras que receberam a certificação internacional de Cidade Amiga do Idoso da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS), 23 estão localizadas no Paraná. “Isso é resultado do trabalho do Governo do Estado, por meio da Sejuf, do Cedi-PR, das gestões municipais, dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa e escritórios regionais. É uma articulação em rede”, disse Adriana.

“Foi um momento de agradecer o bom trabalho de todos. As parcerias de sucesso que temos nessa área colocam o Paraná como o melhor para as pessoas idosas. E estamos trabalhando para avançar ainda mais, como a destinação de mais de R$ 10 milhões para Centros de Convivência e para as ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas”, destacou Rogério Carboni, secretário de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).