IDR-Paraná promove encontro para discutir a produção de mel durante a Expo Londrina

O encontro é uma realização do IDR-Paraná, em parceria com a Organização Não Governamental de Desenvolvimento e Ambiente (Onda) e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seab), Sebrae, Embrapa e Sociedade Rural do Paraná.
29/03/2024 - 11:10

O espaço do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) na Expo Londrina vai discutir pela primeira vez a produção de mel no Estado. O Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura acontece no dia 8 de abril às 9h e abre a rodada de eventos técnicos organizados pelo instituto em parceria com o Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Promover um diálogo entre o poder público, setor produtivo e sociedade civil organizada para difundir tecnologias de manejo da criação de abelhas é o objetivo principal do evento, de acordo com o coordenador regional de Londrina, Renan Ribeiro Barzan. “Precisamos chamar a atenção para questões ambientais e de convivência da meliponicultura e apicultura com a produção agrícola, com o intuito de propor soluções conjuntas e de fomento à cadeia do mel e derivados”, afirma.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná é o segundo maior produtor de mel no Brasil, contribuindo com 14,2% da produção total do país. Em 2022, a produção nacional foi de 60.966 toneladas, representando um aumento de 9,5% em relação a 2021. O Paraná produziu um total de 8.638 toneladas de mel naquele ano.

EVENTOS TÉCNICOS – Além de ampla programação na Smart Farm, o IDR promove uma série de encontros técnicos na feira. As inscrições podem ser feitas pelo site do IDR-Paraná, clicando AQUI. Entre os temas discutidos estão aquicultura, agroecologia, sanidade agropecuária, conservação de solos, bovinocultura, entre outros.

Confira a agenda:

- Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura, dia 08, às 9h

- Conservação do Solo e da  Água no contexto das mudanças climáticas, dia 8, às 14h

- Primeiro Encontro para o Desenvolvimento do Setor de Plantas Ornamentais do Norte do Paraná, dia 08, às 14h

- Inovações Tecnológicas na Avaliação de Carne: o futuro com IA, dia 8, às 15h

- 21º Seminário Estadual de Aquicultura, dia 9, das 9h às 17h

- 30º encontro Estadual de Cafeicultores, dia 10, às 9h

- 3º Seminário de Agroecologia e Horticultura na Sucessão Familiar, dia 10, às 14h

- Tecnologias Inovadoras e Lançamento de Aplicativos do IDR-Paraná, dia 10, às 14h

- 3º Seminário da Produção Sustentável de Leite, dia 11, às 9h

- 2º Seminário da Mesorregião Norte de Sanidade Agropecuária, dia 11, às 14h

- 9º Encontro Regional de Mulheres Rurais, dia 12, das 9h às 12h

SMART FARM –  O IDR-Paraná mantém um espaço permanente no parque em parceria com a Universidade Estadual de Londrina. São 11 mil metros quadrados, onde está instalada a Via Rural-Smart Farm e Eventos, com a participação de profissionais da extensão rural, pesquisa e negócios. Cada unidade didática expositiva apresenta projetos, programas e tecnologias relacionados a alguma atividade agropecuária.

O objetivo desse trabalho é transmitir ao público conhecimento, difundir tecnologias, apresentar programas e políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado e implementadas pelo Instituto em prol do desenvolvimento rural, principalmente dos agricultores familiares, dos povos tradicionais, mulheres e jovens rurais. “A Via Rural é uma oportunidade de aproximar o público urbano à realidade do agricultor paranaense”, concluiu.

A feira acontece de 5 a 14 de abril no Parque Governador Ney Braga, em Londrina. Trata-se de um dos eventos mais tradicionais do setor agropecuário do País. Promovida pela Sociedade Rural do Paraná, a feira mostra novas tecnologias para o produtor rural, além de levar informação e entretenimento para o público em geral.