IDR-Paraná lança Rota das Lavandas, nova opção de turismo rural

Composta por quatro propriedades e um laboratório da UEM (Câmpus Umuarama) a rota conta com lindos campos espalhados pelo Estado e novidades como sorvete, chocolate e geleia com a lavanda.
Publicação
04/04/2022 - 09:40

Confira o áudio desta notícia

Os paranaenses terão uma nova opção de turismo rural a partir desta terça-feira (05) com o lançamento, na ExpoLondrina, da Rota das Lavandas, no bosque da Via Rural Fazendinha. Composta por quatro propriedades e um laboratório da UEM (Universidade Estadual de Maringá – Câmpus Umuarama) a rota conta com campos espalhados pelo Estado e novidades como sorvete, chocolate e geleia de lavanda.

Além de conhecer sobre a produção e se encantar com a beleza dos lavandários, os turistas podem acompanhar o processo de extração de óleos e essências destas plantas tanto na lavoura quanto no laboratório. Palmeira, Carambeí, Londrina e Umuarama são os municípios que fazem parte da rota.

A criação da rota foi uma iniciativa do programa de Turismo Rural do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) para incorporar mais essa opção para geração de renda nas propriedades, além de mostrar ao visitante onde é possível encontrar pontos turísticos e cenários de lavanda no Estado.

“O instituto já trabalha diretamente com estes produtores ao orientar sobre extração de óleo e comercialização dos produtos e, então, a rota surgiu justamente na ideia de roteirizar os produtos da agricultura paranaense para diversificar a geração de renda dos produtores”, afirma Terezinha Busanello, coordenadora de Turismo Rural do IDR-Paraná.

PONTOS TURÍSTICOS – Em Carambeí a rota passa pelo Her Dorp, um vilarejo holandês no Interior do Paraná focado no turismo rural. Além de conhecer a lavoura, quem visita o vilarejo pode acompanhar o processo de transformar a planta numa variedade de produtos artesanais. A propriedade conta ainda com uma queijaria e também oferece o contato dos visitantes com bezerros.

Em Londrina o foco da propriedade Santa Lavanda está no turismo de experiência. Os visitantes são recebidos com uma água saborizada e shortbread de lavanda, um tradicional biscoito holandês. Em seguida, assistem a uma palestra sobre os benefícios da planta e a diferença das espécies e, então, seguem para o campo onde aprendem a podar e podem levar um buquê de lavandas para casa como presente.

Quem não conhece o sorvete, a geleia de lavanda e o chocolate com a planta, vai poder experimentá-los no Lavandário Vale dos Sonhos, que fica em Palmeira. Além do campo de lavandas, o espaço conta também com três lagos, um enorme celeiro country e oferece ensaios fotográficos e visita guiada com agendamento prévio. Os turistas também podem comprar produtos no armazém e participar de cursos de aromaterapia.

Toledo, na região Oeste, também faz parte do roteiro com a propriedade Alfazenda. Ela oferece um espaço para venda do que é produzido no local e explica sobre o cultivo da lavanda e a extração do óleo essencial.

Já quem quer saber mais sobre a extração do óleo especificamente e como ele pode ser utilizado no dia a dia deve visitar o laboratório TEC BIO, da UEM, que fica em Umuarama. Lá é possível acompanhar o preparo das amostras e a montagem dos equipamentos para extração do óleo, a extração e a análise de qualidade, além de ajudar na produção de um creme hidratante. Pode ainda conhecer o cheiro de 25 diferentes óleos essenciais e testar diversas combinações de sinergias.

Serviço

ExpoLondrina: Lançamento oficial da Rota das Lavandas

Data: 5 de abril, terça-feira

Horário: 15 horas

Local: Bosque da Via Rural Fazendinha, no Parque de Exposições Ney Braga – Londrina

GALERIA DE IMAGENS