IDR-Paraná e prefeitura firmam parceria para o desenvolvimento de Cerro Azul

Plano de trabalho envolve melhorar os plantios de tangerina ponkan, capacitar os produtores, criar novos canais de comercialização e instalar uma escola de ensino técnico para filhos de agricultores da região.
21/12/2021 - 11:00

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) e a Prefeitura de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, assinaram um termo de cooperação para incentivar o desenvolvimento do município. O plano de trabalho envolve melhorar os plantios de tangerina ponkan, capacitar os produtores, criar novos canais de comercialização e instalar uma escola de ensino técnico voltada à formação dos filhos de agricultores da região.

"Essa parceria vai beneficiar a agricultura familiar que é a grande mola propulsora da economia de Cerro Azul. Vamos desenvolver ações em conjunto, buscando uma produção com mais qualidade em um município que já é referência em volume na atividade no Vale do Ribeira", afirmou o prefeito Patrik Magari.

Segundo Magari, até hoje as duas instituições vinham trabalhando separadamente e isso, muitas vezes, tem diminuído os resultados das ações.

"Agora o impacto será maior na melhoria da vida dos agricultores familiares. Com o termo de cooperação estamos somando forças e poderemos visualizar um trabalho conjunto. Teremos mais assertividade nas ações e no que é preciso desenvolver no município", completou.

Magari adianta que o plano define ações na área de citricultura, levando aos agricultores variedades de mais qualidade e mais produtivas. Além disso, o cultivo de aipim de mesa deve ganhar mais atenção. "Vamos também fortalecer ações na pecuária com a introdução da raça Purunã, incentivo à implantação de sistemas agroflorestais e produção de hortifrutis em geral", ressaltou.

O prefeito disse, ainda, que a intenção é fazer com que os pomares de citros, por exemplo, tenham produção melhor distribuída ao longo do ano, evitando os prejuízos da sazonalidade.

AÇÕES – Orival Stolf, gerente regional do IDR-Paraná, lembra que o plano de trabalho discutido com a prefeitura é parte do termo de cooperação e estabelece diversas ações nas principais cadeias produtivas do município.

"Vai desde a implantação de Unidades de Referência para a difusão de novas tecnologias, até a capacitação de viveiristas para a produção de mudas, organização dos produtores voltada à comercialização e acesso das cooperativas e associações do município na Ceasa", explicou.

Além disso, Stolf destacou a estruturação da rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que vai contar com a participação da prefeitura, IDR-Paraná e parceiros.

ALTERNATIVAS – O plano ainda prevê levar aos agricultores alternativas de produção como o maracujá, uva, pitaya, cana-de-açúcar, pequenas frutas e o turismo rural, atividades que têm como objetivo incentivar o desenvolvimento rural sustentável.

"Cerro Azul é um município estratégico no Vale do Ribeira. Hoje 71% da sua população vivem no meio rural e o município lidera o processo de estímulo à agricultura familiar", destacou Stolf.

ESCOLA TÉCNICA – Uma outra ação importante será a preparação do ambiente para buscar a instalação de uma escola técnica voltada aos jovens filhos de agricultores da região. "Esta é uma demanda com a qual a gente se depara todo dia. Uma boa parte dos jovens sai de Cerro Azul em busca de capacitação em outros municípios. Queremos trazer essa capacitação para o município e fazer com que os jovens se profissionalizem e percebam o potencial que as suas propriedades têm", concluiu o prefeito.

IDR-Paraná e prefeitura de Cerro Azul formalizam termo de cooperação
    IDR-Paraná e prefeitura de Cerro Azul formalizam termo de cooperação - Curitiba, 21/12/2021