IDR-Paraná e associação de criadores realizam exposição da raça Purunã no Show Rural

Mostra terá 15 animais. Objetivo é divulgar os atributos da raça desenvolvida no Paraná. No estande haverá comercialização de reprodutores e sêmen, além de pessoal técnico qualificado para tirar dúvidas.
Publicação
03/02/2023 - 16:10

Confira o áudio desta notícia

A raça de gado para corte Purunã será uma das principais atrações do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) no Show Rural, que começa na segunda-feira (6), em Cascavel, no Oeste do Estado. A mostra realizada pelo Instituto, em parceria com a Associação de Criadores de Purunã (ACP), terá 15 animais. No estande haverá comercialização de reprodutores e sêmen, além de pessoal técnico qualificado para tirar dúvidas dos visitantes.

O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, lembra que o Purunã resulta de décadas de melhoramento genético conduzido por especialistas do órgão. “Representa uma enorme contribuição à pecuária brasileira e um orgulho da pesquisa pública paranaense”, afirma.

A exposição, segundo o criador e secretário da ACP, Erlon Pilati, será uma oportunidade para os produtores visitantes do evento conhecerem melhor a raça. “O objetivo é divulgar os atributos do Purunã, como carne de alta qualidade, animais precoces e excelentes resultados”, explica.

A Purunã foi desenvolvida a partir do cruzamento entre as raças Charolês, Aberdeen Angus, Caracu e Canchim. O projeto para sua constituição durou mais de 30 anos.

Em novembro de 2016 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconheceu oficialmente a raça e credenciou a Associação de Criadores de Purunã (ACP) para fazer seu controle genealógico, procedimento que atesta a origem dos animais, seus ascendentes e descendentes e a conformidade com os padrões zootécnicos.

Adaptação às mais variadas condições de relevo e de temperatura, bom rendimento da carcaça e a alta qualidade da carne, com destaque para o marmoreio, são outras características que os criadores destacam na Purunã.

Pilati ressalta, ainda, o desempenho no cruzamento com raças zebuínas, como o Nelore. “As quatro raças que deram origem ao Purunã transmitem rusticidade, ganho de peso rápido e excelente rendimento de carcaça de animais meio-sangue”, resume.

SHOW RURAL – Realizado pela Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel), o Show Rural é um dos mais importantes eventos do país dedicados à disseminação de tecnologias para agricultura e pecuária. A edição deste ano começa segunda-feira (6) e prossegue até 10 de fevereiro.

GALERIA DE IMAGENS